RECRUTAMENTO DE ASSISTENTES DE PESQUISA VOLUNTÁRIOS | Faça parte do Projeto Europeu VALUECARE (financiado pelo programa H2020 da União Europeia)

A Cáritas Diocesana de Coimbra está a recrutar Assistentes de Pesquisa Voluntários, para fazerem parte do piloto do projeto ValueCare, financiado pelo programa Horizonte 2020 da União Europeia. A experiência terá a duração de cerca de um mês e, no final, será emitido em Certificado de Participação no Projeto Europeu ValueCare.

O envelhecimento ativo, autónomo e saudável é um dos desafios decorrentes da evolução demográfica da Europa. Consciente deste panorama, a Cáritas de Coimbra tem procurado formas de melhorar a qualidade de vida das pessoas mais velhas, bem como dos seus cuidadores. Recentemente, a instituição integrou o consórcio do projeto europeu ValueCare, que visa a prestação de serviços de cuidados (sociais e de saúde) integrados e personalizados às pessoas mais velhas e seus cuidadores, tendo como suporte aplicações digitais para o bem-estar. A solução ValueCare está a ser testada em 7 países europeus, sendo a Cáritas Diocesana de Coimbra a entidade responsável pelo piloto que está a decorrer em Portugal (envolve centenas de participantes, entre pessoas mais velhas e seus cuidadores e profissionais).

Nesta fase, a Cáritas Diocesana de Coimbra está a recrutar Assistentes de Pesquisa Voluntários para integrarem a equipa técnica do piloto português:

QUEM: Preferencialmente, pessoas das áreas das Ciências Sociais ou das Ciências da Saúde, com experiência em pesquisa de campo (aplicação de questionários e entrevistas) com grupos vulneráveis, especialmente pessoas mais velhas. Pessoas de outras áreas que estejam interessadas também podem ser consideradas. Ter nível básico de inglês, principalmente para a leitura, é uma mais-valia.

TAREFA: Fazer o acompanhamento individualizado dos participantes (pessoas mais velhas). Como?

1. Mostrar o questionário que foi aplicado no início do projeto e explicar qual foi o resultado obtido;
  2. Discutir o cumprimento do Plano Semanal (objetivos semanais nas áreas Bem-estar emocional, Socialização e Bem-estar físico), feito com base nos resultados obtidos no questionário inicial;
  3. Aplicar o questionário intercalar.

LOCAL: Sede da Cáritas Diocesana de Coimbra e suas valências (o transporte entre a Sede e as outras localidades será fornecido).

DURAÇÃO: Cerca de 1 mês (entre agosto e setembro 2023), sendo que os dias e horários serão discutidos posteriormente. No entanto, poderão já considerar a última semana de agosto (entre 28 de agosto e 01 de setembro) como o período de apresentações gerais e atividades preparatórias na Sede da Cáritas Diocesana de Coimbra, e as semanas seguintes, de contato com os participantes e arquivamento de dados. As atividades deverão ser cumpridas dentro do horário de funcionamento das respostas sociais, portanto das 09:00 às 18:00, de segunda-feira a sexta-feira.

BENEFÍCIOS: Serão oferecidas sessões preparatórias em temas relevantes para as atividades pretendidas, nomeadamente em Gestão de Projetos, Ética e Comunicação Inclusiva e Métodos de Pesquisa Prática (com enfoque no projeto ValueCare).

Haverá emissão de CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO no Projeto Europeu ValueCare (financiado pelo programa H2020 da União Europeia) para as pessoas que cumpram o cronograma de atividades estabelecidos.

A alimentação (almoço) e os transportes (entre a Sede as outras valências da Cáritas Diocesana de Coimbra) serão fornecidos sempre que as atividades estabelecidas assim necessitem.

CANDIDATURA: As pessoas interessadas em fazer parte desta experiência devem candidatar-se até dia 16 de agosto, através do preenchendo do formulário disponível no seguinte link: https://caritascoimbra.pt/projetos-2/formulario-de-candidatura-assistente-de-pesquisa-voluntario-valuecare/.

A Cáritas Diocesana de Coimbra está disponível para esclarecer todas as dúvidas que possam surgir, através do email valuecare@caritascoimbra.pt. Para mais informações sobre o projeto ValueCare, consulte o site do projeto em: https://projectvaluecare.eu/ e o site da Cáritas Diocesana de Coimbra em: https://caritascoimbra.pt/project/valuecare/.