Farol

  • farol
  • IMG_5569-3
  • IMG_5605-HDR
  • IMG_5627
  • IMG_5631
  • jardim6
  • At-carpintaria

Equipamento Categoria: Risco Social / Violência, Sem abrigo, Saúde, Cuidados Continuados, Toxicodependência e Centro de AlojamentoEquipamento Tags: alojamento temporário, cuidados continuados, sem abrigo, toxicodependência e ULDM

Perfil
Perfil
Fotos
Mapa
Outros Equipamentos Relacionados
  • RESPOSTA SOCIAL

    Centro de Alojamento Temporário / Centro de Acolhimento Temporário (CAT)

    Unidade de Longa Duração e Manutenção (ULDM)

    CAPACIDADE

    CAT – 60 utentes

    ULDM – 14 utentes

    ACORDO

    CAT – 60 utentes

    ULDM – 14 utentes

    GRUPO-ALVO

    CAT – Pessoas de ambos os géneros, em condição de sem abrigo e/ou em situação de emergência e forte vulnerabilidade social, maiores de 18 anos, independentes na realização das atividades da vida diária e que não sejam portadores de patologias psiquiátricas graves que impeçam o regular funcionamento do estabelecimento.

    ULDM – Inserida na Rede Nacional de Cuidados Integrados (RNCCI), presta cuidados a pessoas de ambos os sexos que, independentemente da idade, não reúnem condições para serem cuidadas no domicílio, de forma a prevenir, reduzir e adiar incapacidades.

    SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS

    CAT – Refeições; alojamento; higiene; tratamento de roupa; atendimento social; apoio psicológico; articulação, encaminhamento e acompanhamento a outros serviços; encaminhamento para médico de família, rastreios e vacinação; preparação e administração de medicação prescrita; marcação / acompanhamento a consultas da especialidade; consulta de Psiquiatria (avaliação diagnóstica e controlo de doença em fase aguda); triagem/ esclarecimento jurídico; consulta jurídica; articulação com advogado oficioso e serviços judiciais; aconselhamento individual; sessões formativas; atividades lúdico-ocupacionais; sessões formativas; dinâmicas de grupos; reuniões de utentes; ateliers; encaminhamento e acompanhamento ao Centro de Emprego e outras estruturas; encaminhamento para estruturas escolares e formativas.

    ULDM – Refeições, higiene, conforto, atividades de manutenção e estimulação, cuidados de enfermagem diários, prescrição e administração de fármacos, apoio psicossocial, controlo fisiátrico periódico, cuidados de fisioterapia/terapia ocupacional , animação sociocultural, apoio no desenvolvimento das atividades de vida diária, apoio nas atividades de vida instrumentais da vida diária.

    INFORMAÇÕES ÚTEIS

    CAT – Inscrições de utentes e outras informações junto da direção técnica deste equipamento social,  de forma presencial, por email ou telefone. Apesar da iniciativa partir do próprio candidato, este deve ser encaminhado por instituições de apoio social, judicial, educativo ou unidades de saúde.

    ULDM – Apenas serão admitidos na ULDM Utentes referenciados e propostos pela RNCCI, através das suas equipas.

    Horário de atendimento: 9h00 às 13h00 e 14h00 às 18h00 (dias úteis), sujeito a marcação prévia.

    Horário de visitas da ULDM: 14h00 às 20h00

    Este equipamento tem Acordo com a Segurança Social (Centro de Alojamento Temporário); Acordo com o SICAD (Centro de Acolhimento Temporário); Acordo com a Administração Regional de Saúde – ARS e Segurança Social (Unidade de Longa Duração e Manutenção)

    Parcerias:

    • PISAC – Projeto de Intervenção com os Sem-abrigo do Concelho de Coimbra. Parceria formal entre a Cáritas Diocesana de Coimbra e as várias estruturas da cidade que trabalham direta ou indiretamente com está população, celebrado em 2004. Visa a articulação e a intervenção em rede, procurando reduzir a sobreposição de práticas e potenciar a vinculação do utente ao técnico/serviço e/ou Instituição.
    • CHPC: Serviço de Patologia Dual. Protocolo formal celebrado em Junho de 2011, entre a Cáritas Diocesana de Coimbra e os Serviço e/ou Instituições que compõem o PISAC.
    • Escola Secundária D. Duarte – Protocolo formal para realização de estágios curriculares.
    Partilhar:
  • Nenhum registo encontrado

    Desculpe, não foram encontrados registos. Por favor ajuste o seu critério de pesquisa e tente novamente.

    Google Map não carregado

    Desculpe, não é possível carregar API do Google Maps.