Notícias

Cáritas de Coimbra moderou sessão sobre cuidados integrados e ferramentas digitais

A Cáritas de Coimbra marcou presença no evento Care Workshop da Nortexcel | Centro de Excelência em Tecnologias Médicas, que se realizou no dia 25 de outubro no Auditório Magno da Escola Superior de Saúde – Politécnico do Porto. Carina Dantas, em representação da Cáritas Coimbra, dinamizou a mesa redonda de um workshop organizado pelo NORTECEL – “Novas tecnologias aplicáveis aos cuidados de saúde”, sobre cuidados integrados e ferramentas digitais.

Na sequência do concurso de projetos inovadores lançado pela NORTEXCEL – o MED-IDEAS, uma oportunidade de promover ideias inovadoras para o desenvolvimento de tecnologias médicas, dispositivos médicos e outras tecnologias, surgiram projetos vencedores nas áreas estratégicas de Care, Cancer e Cardio.

No workshop do dia 25 de outubro, o tema em discussão foi o Care, o que revelou a pertinência da presença da Cáritas de Coimbra neste evento. Durante esta iniciativa foram também apresentados os projetos vencedores em todas as áreas do concurso MED-IDEAS, levando a debate os projetos das três áreas.  Refletiu-se sobre os desafios, barreiras e soluções possíveis para o desenvolvimento da área da prestação de cuidados, bem como as oportunidades proporcionadas pelas novas tecnologias.

A Cáritas de Coimbra e várias organizações da Região Norte, como a INOVA, um dos membros fundadores do Nortexcel têm vindo a trabalhar conjuntamente em diversas iniciativas que têm em vista a promoção a promoção de uma colaboração ativa entre a investigação/academia, autoridades públicas, empresas e sociedade civil/cidadãos, com o objetivo de abordar e encontrar soluções comuns para os desafios nacionais trazidos pelas alterações demográficas, como é o caso da Rede Portuguesa Ambientes Saudáveis, Inteligentes e Amigáveis – https://caritascoimbra.pt/rede-portuguesa/sobre-a-rede/

Partilhar:

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430 (Sede) – Chamada para rede fixa nacional

966 825 595 (Sede) – Chamada para rede móvel nacional

239 792 440 (Clínica) – Chamada para rede fixa nacional

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

 

Comunicação Institucional