Notícias

Rede Portuguesa Ambientes Saudáveis, Inteligentes e Amigáveis promoveu a primeira reunião participativa

Esta primeira iniciativa presencial da Rede Portuguesa contou com a participação de um representante da Comissão Europeia, Giulio Gallo – Deputy Head of Unit DG SANTE; com um representante da European Connected Health Alliance, Bleddyn Rees e muitas organizações portuguesas que vieram discutir o plano estratégico e de trabalho.

No primeiro painel foi também apresentada a Estratégia Nacional para o Envelhecimento Ativo e Saudável 2017-2025 pelo Prof. José Pereira Miguel e Carina Dantas, da Cáritas Diocesana de Coimbra apresentou a Rede Temática SHAFE – Smart Healthy Age-Friendly Environments.

No painel de discussão Objetivos e Desafios da Rede Portuguesa, moderado por Patrícia Calado – GPPQ participaram João Apóstolo – Escola Superior de Enfermagem Coimbra | Ageing@Coimbra; Pe. Luís Costa – Cáritas Diocesana de Coimbra; Gil Gonçalves – Inova+; Elísio Costa – Faculdade de Medicina da Universidade do Porto | Porto4Ageing; Joaquim Cunha – Health Cluster Portugal e Sandra Pais – Universidade do Algarve. Esta mesa redonda teve uma discussão muito interativa com os participantes no sentido de identificar os grandes desafios em Portugal para esta temática e definir já as grandes prioridades da Rede para o próximo ano.

Participaram cerca de cinco dezenas de participantes de diversas áreas entre a investigação/academia, autoridades públicas, empresas e sociedade civil/cidadãos e de diferentes stakeholders que subscreveram a rede. Na parte da tarde, foram formados grupos de trabalho para discutir o Plano e as ações específicas a desenvolver em 2019, tendo já sido definidas atividades e organizações responsáveis pela sua implementação. Estes grupos foram dinamizados por Alexandra Rodrigues – CCDRC; Gil Gonçalves e Pe. Luís Costa ; Patrícia Calado e Carina Dantas; João Apóstolo; Ana Luísa Jegundo – Cáritas Diocesana de Coimbra.

A realização desta reunião contou com os apoios do Hospital da Luz que gentilmente cedeu o espaço para a sua realização, Bankinter, Grupo Higimarto, Gameiros, Farmácia Estádio e Talinamed.

A Rede Portuguesa Ambientes Saudáveis, Inteligentes e Amigáveis reúne um conjunto alargado de organizações portuguesas, privilegiando uma participação em hélice quádrupla e promovendo ativamente a colaboração entre a investigação/academia, autoridades públicas, empresas e sociedade civil/cidadãos, com o objetivo de abordar e encontrar soluções comuns para os desafios nacionais nesta temática. Toda a informação está disponível em https://caritascoimbra.pt/rede-portuguesa/sobre-a-rede/.

  

  

Partilhar:

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430 (Sede) – Chamada para rede fixa nacional

966 825 595 (Sede) – Chamada para rede móvel nacional

239 792 440 (Clínica) – Chamada para rede fixa nacional

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

 

Comunicação Institucional