COORDENADORES

COORDENAÇÃO TÉCNICA

 Nome: Carina Dantas
 Email: carinadantas@caritascoimbra.pt
 Linkedin: linkedin.com/in/carina-dantas-96a77555

Carina possui 20 anos de experiência no sector social e de saúde.

É formada em Direito e detém Pós-Graduação em Psicoterapia Psicanalítica e em toxicodependência, sendo , também, formadora certificada. É Diretora do Departamento de Inovação da Cáritas Diocesana de Coimbra desde 2011, sendo responsável pelo planeamento estratégico, pela elaboração e implementação de projetos, pela investigação científica e pela comunicação. Escreveu mais de 150 propostas para projetos financiados e geriu/implementou uma grande parte deles.

Desde Janeiro de 2016 que é Vice-Presidente do Convénio Europeu para as Alterações Demográficas e é coordenadora do grupo D4 – Ambientes amigos de todas as idades. Carina coordena, também, uma das três redes temáticas aprovadas pela Comissão Europeia no ano de 2018 SHAFE – Ambientes inteligentes e saudáveis para todas as idades, , e é membro da comissão permanente de política e advocacia da Associação Internacional de Literacia na saúde.

É particularmente ativa, a nível europeu, na conjugação entre a digitalização e as necessidades do utilizador final, tendo desenvolvido elevadas competências em diversas áreas, tais como: na avaliação e conformidade de assuntos éticos, legais e deontológicos no que diz respeito à utilização de plataformas TIC pelos utilizadores finais; em matéria de usabilidade e facilidade de utilização de tecnologias por pessoas em condições frágeis (p. ex. idosos) e, também, no desenvolvimento de pilotos de ferramentas digitais no âmbito dos projetos H2020.

Produz, ativamente, artigos e documentos de investigação, participando como oradora em vários eventos nacionais e internacionais.

EQUIPA DE COORDENAÇÃO:

 Nome: Ana Luísa Jegundo
 Email: analuisajegundo@caritascoimbra.pt

É Licenciada em Economia e Mestre em Gestão pela Universidade de Coimbra.

Desde 2015 que trabalha para a Cáritas de Coimbra como gestora de projetos no Departamento de Inovação, apoiando a coordenação na implementação, controlo e gestão técnica e financeira dos projetos, contribuindo igualmente para a execução técnica e escrita de deliverables – p.ex.: projeto GrowMeUp. É a pessoa de contacto para a gestão administrativa e financeira de projetos/propostas nacionais e internacionais. É responsável pelo planeamento, organização e implementação de pilotos e investigações relacionadas com a avaliação da aceitação e usabilidade de tecnologias inovadoras amigas de todas as idades, desenvolvimento trabalho científico nesta área. É stand-in coordinator do grupo de trabalho D4 da Rede Europeia para a Inovação no Envelhecimento Ativo e Saudável – Ambiente amigos de todas as idades, promovendo e alavancando esta e outras redes das quais a Cáritas Coimbra faz parte, p.ex.: SHAFE, Ageing@Coimbra, Convénio Europeu para as Alterações Demográficas. Frequentemente, participa em diferentes conferências, seminários, workshops de âmbito nacional e internacional – p.ex: WorldCist’17 – 5th World Conference on IT and Technologies, AAL Forum 2017 and the Conference of Partners EIP-AHA 2018. Atualmente, é membro do Comité Organizador do AAL Forum 2018 e jurí do Concurso SilverEco® and Ageing Well International Awards 2018. Entre 2013 e 2015 foi gestora de projetos júnior no Instituto Pedro Nunes em Coimbra e em 2014 foi docente convidada do Instituto Superior Miguel Torga onde lecionou a unidade curricular de Introdução à Microeconomia.

 Nome: Flávia Rodrigues
 Email: flaviarodrigues@caritascoimbra.pt

Flávia Rodrigues, licenciada em Comunicação Organizacional, vertente Empresarial e Relações Públicas. Exerce funções de Especialista em Relações Públicas do Departamento de Inovação da Cáritas Diocesana de Coimbra desde 2014, uma Instituição Particular de Solidariedade Social que apoia mais de 25.000 pessoas/ano, com cerca de 1000 funcionários e 150 voluntários.

Trabalha a comunicação, interna e externa, plataformas digitais, eventos, marketing e integra também a equipa de apoio aos refugiados na Diocese de Coimbra. Acompanha reportagens relacionadas com os projetos realizados em todas as áreas da Cáritas de Coimbra.

Atualmente, a Cáritas de Coimbra é membro do Ageing@Coimbra (EIP-AHA reference site) e uma entidade representada na Vice-Presidência do Convénio Europeu para as Alterações Demográficas.

A Cáritas de Coimbra está também envolvida em diversos projetos regionais, nacionais e europeus. A Flávia Rodrigues acompanha alguns dos projetos da Cáritas de Coimbra, apoiando a implementação dos pilotos, com contacto direto com os utilizadores e investigadores. Participou em vários pilotos de projetos tecnológicos para a população idosa (GrowMeUp, TICE.healthy, PrimerCog, CaMeLi) e de promoção da igualdade de género ((Des)Igual). Uma das suas principais tarefas é o desenvolvimento de materiais de comunicação e disseminação relacionados com cada um dos projetos.

COORDENAÇÃO CIENTÍFICA

 Nome: João Luís Alves Apóstolo
 Email: apostolo@esenfc.pt

João possui o Grau de Agregação em Ciências de Enfermagem (2017), Doutoramento em Ciências da Enfermagem (2008), programa pós-doutoral em Ciências da Enfermagem (2013), Mestrado em Toxicodependências e Patologias Psicossociais (2000), Pós-Graduação em Administração de Serviços de Saúde (2000) e Licenciatura em Enfermagem (1998) com especialização em Saúde Mental e Psiquiátrica (1997).

De 1989 a 2000, trabalhou como enfermeiro especializado e de cuidados gerais. Faz parte da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) nas áreas de metodologias de investigação, cuidados de saúde baseados em evidências e psicogeriatria. É investigador da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA-dE), estando envolvido na coordenação de projetos de investigação (conforto dos pacientes, depressão, incapacidade cognitiva, estimulação cognitiva em idosos, fragilidade nos idosos e síntese da ciência – 4 deles são financiados).

É igualmente membro do Comité Científico da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde (UICISA-dE); membro do Conselho Geral e do Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) (Vice-presidente do Conselho Técnico-Científico entre 2009 e 2014). É Diretor Adjunto do Centro de Práticas baseadas em evidências em Portugal: um centro de excelência Joanna Briggs. Desde 2015, ano em que se tornou colaborador do Instituto Joanna Briggs (JBI), recebeu financiamento de 10 000 dólares por ano, para além do financiamento da participação anual no encontro de diretores do Instituto JBI e do trabalho no grupo de desenvolvimento da metodologia de métodos mistos do mesmo instituto.

É membro do Grupo de Declínio Cognitivo da Parceria Europeia de Inovação sobre o envelhecimento ativo e saudável (EIP-AHA), promovido pela Comissão Europeia, e é membro do grupo coordenador do consórcio Ageing@Coimbra, um site de referência europeu para o envelhecimento ativo e saudável. Fez parte do Conselho de Administração do Phi Xi Chapter e do Comité de Comunicação Europeia, e representou o Phi Xi Chapter na câmara dos deputados.

Trabalha como revisor para 14 jornais científicos internacionais e é membro do conselho editorial e do Comité Científico do Jornal de Enfermagem Referência. Publicou 119 artigos em revistas científicas e 70 artigos científicos em conferências, tem 7 capítulos de livros e publicou 4. Tem 155 itens de produtividade técnica e participou em 50 eventos no estrangeiro e 16 em Portugal, e recebeu 12 prémios e/ou distinções.

Partilhar: