COORDENADORES

COORDENAÇÃO TÉCNICA

 Nome: Carina Dantas
 Email: carinadantas@caritascoimbra.pt
 Linkedin: linkedin.com/in/carina-dantas-96a77555

Carina possui 20 anos de experiência no sector social e de saúde.

É formada em Direito e detém Pós-Graduação em Psicoterapia Psicanalítica e em toxicodependência, sendo , também, formadora certificada. É Diretora do Departamento de Inovação da Cáritas Diocesana de Coimbra desde 2011, sendo responsável pelo planeamento estratégico, pela elaboração e implementação de projetos, pela investigação científica e pela comunicação. Escreveu mais de 150 propostas para projetos financiados e geriu/implementou uma grande parte deles.

Desde Janeiro de 2016 que é Vice-Presidente do Convénio Europeu para as Alterações Demográficas e é coordenadora do grupo D4 – Ambientes amigos de todas as idades. Carina coordena, também, uma das três redes temáticas aprovadas pela Comissão Europeia no ano de 2018 SHAFE – Ambientes inteligentes e saudáveis para todas as idades, , e é membro da comissão permanente de política e advocacia da Associação Internacional de Literacia na saúde.

É particularmente ativa, a nível europeu, na conjugação entre a digitalização e as necessidades do utilizador final, tendo desenvolvido elevadas competências em diversas áreas, tais como: na avaliação e conformidade de assuntos éticos, legais e deontológicos no que diz respeito à utilização de plataformas TIC pelos utilizadores finais; em matéria de usabilidade e facilidade de utilização de tecnologias por pessoas em condições frágeis (p. ex. idosos) e, também, no desenvolvimento de pilotos de ferramentas digitais no âmbito dos projetos H2020.

Produz, ativamente, artigos e documentos de investigação, participando como oradora em vários eventos nacionais e internacionais.

EQUIPA DE COORDENAÇÃO:

 Nome: Flávia Rodrigues
 Email: flaviarodrigues@caritascoimbra.pt

Flávia Rodrigues, licenciada em Comunicação Organizacional, vertente Empresarial e Relações Públicas. Exerce funções de Especialista em Relações Públicas do Departamento de Inovação da Cáritas Diocesana de Coimbra desde 2014, uma Instituição Particular de Solidariedade Social que apoia mais de 25.000 pessoas/ano, com cerca de 1000 funcionários e 150 voluntários.

Trabalha a comunicação, interna e externa, plataformas digitais, eventos, marketing e integra também a equipa de apoio aos refugiados na Diocese de Coimbra. Acompanha reportagens relacionadas com os projetos realizados em todas as áreas da Cáritas de Coimbra.

Atualmente, a Cáritas de Coimbra é membro do Ageing@Coimbra (EIP-AHA reference site) e uma entidade representada na Vice-Presidência do Convénio Europeu para as Alterações Demográficas.

A Cáritas de Coimbra está também envolvida em diversos projetos regionais, nacionais e europeus. A Flávia Rodrigues acompanha alguns dos projetos da Cáritas de Coimbra, apoiando a implementação dos pilotos, com contacto direto com os utilizadores e investigadores. Participou em vários pilotos de projetos tecnológicos para a população idosa (GrowMeUp, TICE.healthy, PrimerCog, CaMeLi) e de promoção da igualdade de género ((Des)Igual). Uma das suas principais tarefas é o desenvolvimento de materiais de comunicação e disseminação relacionados com cada um dos projetos.

Nome: Diana Guardado
Email: dianaguardado@caritascoimbra.pt
Linkedin:
https://www.linkedin.com/in/diana-guardado-66473631

Diana Guardado tem cerca de 10 anos de experiência em gestão de projetos de investigação em inovação na área da saúde e qualidade de vida.

Possui Licenciatura (Pré-Bolonha) e Mestrado de Continuidade em Tecnologias de Informação Visual (2008 e 2010, respetivamente) do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra.

Em Setembro de 2020 integrou a equipa do Departamento de Inovação da Cáritas Diocesana de Coimbra enquanto coordenadora de projetos, onde coordena projetos Europeus (maioritariamente H2020 e AAL), contribuindo para entregáveis, escrita de artigos, definindo o plano estratégico do departamento de inovação e ainda representando a instituição em eventos e redes. Diana é responsável pelo planeamento, organização e monitorização de várias iniciativas de validação de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) de apoio ao envelhecimento ativo e saudável, junto de utilizadores finais e é membro do grupo coordenador do Ageing@Coimbrareference site (4 estrelas) do European Innovation Partnership of Active and Healthy Ageing.

Diana Guardado foi mentora de estratégia em vários concursos europeus de empreendedorismo e inovação em saúde e membro do comité de organização do AAL Forum 2017, o maior evento a nível europeu no âmbito do AAL (Active and Assisted Living) que tem como principal objectivo expor e divulgar as soluções existentes (produtose serviços) na área das TIC que fomentem um envelhecimento ativo e assistido.

Entre 2010 e 2020 foi gestora de projetos e de ecossistema de inovação no Laboratório de Automática e Sistemas do Instituto Pedro Nunes.

COORDENAÇÃO CIENTÍFICA

 Nome: João Luís Alves Apóstolo
 Email: apostolo@esenfc.pt

João Apóstolo possui o Grau de Agregação em Ciências de Enfermagem (2017), Doutoramento em Ciências da Enfermagem (2008), programa pós-doutoral em Ciências da Enfermagem (2013), Mestrado em Toxicodependências e Patologias Psicossociais (2000), Pós-Graduação em Administração de Serviços de Saúde (2000) e Licenciatura em Enfermagem (1998) com especialização em Saúde Mental e Psiquiátrica (1997).

De 1989 a 2000, trabalhou como enfermeiro especializado e de cuidados gerais. Em 2000 iniciou funções como docente na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC). Neste momento é Professor Coordenador Principal.

Coordenador Científico da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA-E), Adjunto da Presidente da ESEnfC e Diretor Adjunto do Centro de Práticas baseadas em evidências em Portugal: um centro de excelência Joanna Briggs Institute (JBI).

É membro do Grupo de Declínio Cognitivo da Parceria Europeia de Inovação sobre o envelhecimento ativo e saudável (EIP-AHA), promovido pela Comissão Europeia, e é membro do grupo coordenador do consórcio Ageing@Coimbra, um site de referência europeu para o envelhecimento ativo e saudável.

Nome: Rosa Carla Gomes da Silva
Email:
rosacgsilva@esenfc.pt

Rosa Silva, Doutorada em enfermagem, Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, pós-graduada em Supervisão Clínica, Mestre em Enfermagem.

Investigadora Júnior na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E) da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra; integra o Core Staff do Portugal Centre for Evidence Based Practice (PCEBP) do Joanna Briggs Institute Centre of Excellence, desde 2016.

Professora Assistente convidada, a tempo completo, no Instituto Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa de 2012 a 2020. Enfermeira de cuidados gerais no Instituto Português de Oncologia do Porto de 2008 a 2012, e no Centro Hospitalar Universitário de Coimbra de 2008 e 2003.

Nos últimos 5 anos foi autor de: (i) 1 capítulo de livro; (ii) 1 livro (como autor e editor); (iii) 2 manuais; (iv) 9 artigos revistos por pares; (v) 10 resumos/texto completos em anais de eventos científicos; (vi) 25 participações em forma de poster e (vii) 11 em formato de comunicação oral em eventos científicos. Tem a participação, em revisão por pares, para 8 revistas científicas internacionais.

Partilhar:

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430

966 825 595

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

Comunicação Institucional