Cáritas de Coimbra apresenta o Projeto Educativo do CATL para o triénio 2019/ 2021 “NASCI PARA SER+”

No dia 28 de setembro de 2018, decorreu no Jardim de Inverno da Cáritas de Coimbra a apresentação do Projeto Educativo para o triénio 2019/2021, sob o tema “NASCI PARA SER+”, onde estiveram presentes todos os responsáveis de CATL, Diretores Técnicos e equipas intrinsecamente ligadas ao CATL.

A equipa que elaborou o projeto e respetiva coordenação pretendem que este documento seja um instrumento orientador, comum a todos os Centros de Atividades de Tempos Livres (CATL) da Cáritas de Coimbra.

O Projeto Educativo pretende ser um referencial da atividade desenvolvida pelos colaboradores da Instituição com os utentes, assegurando uma lógica de continuidade durante um período de 3 anos, percorrendo um caminho que se irá construir em função das expetativas, da participação, das características de cada comunidade e nível etário dos grupos de crianças e jovens (1º ciclo, 2º, e 3º ciclos, secundário).

Pretende-se assim: marcar pela diferença quanto ao papel dos CATL nas comunidades educativas e nas famílias; melhorar a forma de trabalho nesta resposta social, mediante uma intervenção pedagogicamente mais bem fundamentada e sistematizada; inovar com a introdução de mecanismos de acompanhamento e de avaliação, quanto à concretização dos objetivos, do planeamento e realização das atividades, da satisfação dos utentes/famílias e parceiros da comunidade escolar e local.