Cáritas Coimbra abraça desafio de desenhar e testar ambientes de vida e trabalho amigáveis para trabalhadores 55+

55+, mais ativos no trabalho

Apesar de mais de 40% da população em idade ativa no país ter mais de 55 anos, será que estes trabalhadores se sentem ativos e envolvidos na vida profissional? Conseguem manter ou adotar estilos de vida saudáveis? Acompanhar as inovações constantes nos utensílios de trabalho ou renovar as suas competências profissionais?

Segundo os últimos dados do INE – Instituto Nacional de Estatística,  estima-se que Portugal tenha mais de 3,5 milhões de pessoas com mais de 55 anos, representando 34,4% da população do país.  Em 2019, a idade da reforma fica estabelecida nos 66 anos e 5 meses, idade essa que evoluiu com a esperança média de vida.

Os trabalhadores mais velhos são frequentemente a âncora dos processos organizacionais, têm um vasto conhecimento acumulado e uma experiência que lhes permite identificar as prioridades.

Porém, enfrentam muitas vezes desafios maiores do que os mais jovensdevido à lenta diminuição das condições físicas e mentais causadas pelo envelhecimento. São exemplo a visão, audição, cognição e mobilidade. O aumento das doenças crónicas a partir de idades cada vez mais jovens traz também uma série de dificuldades à produtividade e condições laborais, bem como à conciliação da vida pessoal e familiar.

Com base nestas premissas, a Cáritas Diocesana de Coimbra está a participar no projeto Smartwork, financiado pela União Europeia, no âmbito do programa Horizonte 2020. Carina Dantas, Flávia Rodrigues e Willeke Van Staalduinen, do Departamento de Inovação, estiveram a representar a Instituição nos dias 10 e 11 de janeiro, em Atenas – Grécia, na reunião de lançamento do projeto.

A Cáritas de Coimbra, juntamente com dez parceiros (um dos quais o Instituto Pedro Nunes) de 8 países, liderados pela empresa Byte, da Grécia, abraçou o enorme desafio de desenhar, realizar e testar ambientes de vida e trabalho mais amigáveis para as pessoas mais velhas. Esta é a chave que provavelmente irá influenciar o desejo do trabalhador de permanecer saudável, ativo e produtivo por mais tempo.

Os parceiros técnicos apresentaram na Grécia os dispositivos e tecnologias que irão apetrechar estes novos ambientes de trabalho e favorecer os colaboradores com mais de 55 anos. Surgiram sistemas de medição da frequência cardíaca, modelos de formação e trabalho em parceria com colegas, dispositivos de alerta para um quotidiano mais saudável ou até formas de tornar a utilização do computador mais simples. A Cáritas Coimbra está a liderar os pacotes de atividades que irão recolher as necessidades dos trabalhadores, com a participação de centenas de pessoas em vários países da Europa, bem como da validação e teste. Nesse sentido, o próximo ano será dedicado arecrutar os colaboradores que vão participar no piloto do projeto na Cáritas de Coimbra e na Dinamarca (Aarhus) e que terão oportunidade de testar durante um período experimental as novas ferramentas.

A Cáritas de Coimbra tem um papel muito forte neste projeto, liderando dois pacotes de trabalho – ao nível da co-criação e casos de uso, bem como da validação da solução em contexto real. Estará também a liderar algumas tarefas noutras áreas, nomeadamente na área da ética, sendo Carina Dantas a Presidente do Conselho de Ética do projeto.