Cáritas Coimbra foi mentora no hackathon Shift APPens

A Cáritas Diocesana de Coimbra esteve presente na 6ª edição do Shift APPens como mentora dos desafios Hack For Good em conjunto com a Fundação Calouste Gulbenkian, entre os dias 5 e 7 de abril, no Pavilhão Multidesportos Dr. Mário Mexia.

Este evento revelou-se uma autêntica maratona de desenvolvimento e programação que reuniu durante três dias designers, programadores e empreendedores com o objetivo de desenvolverem soluções tecnológicas transformadoras.

A Cáritas Diocesana de Coimbra, representada por Flávia Rodrigues e Joana Vieira, do Departamento de Inovação,  em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, participaram na dinamização do evento como mentora das equipas participantes nos desafios Hack For Good. Esta foi a forma dos organizadores trazerem para este evento tecnológico uma componente social, através de temas como envelhecimento ativo, integração de refugiados e migrantes e bem-estar das crianças e jovens migrantes, inspirando os Shifters a quererem melhorar a sociedade através da utilização dos seus conhecimentos para o desenvolvimento de soluções que visem contribuir para a resolução de problemas sociais.

A aplicação vencedora do Hack For Good foi a “Momentus”, que consistia numa plataforma para facilitar as relações entre cuidadores e familiares na prestação de cuidados aos idosos. De forma sintética, esta aplicação teria registados os “momentos” dos idosos, como consultas e idas à farmácia, de modo a permitir que as famílias ou cuidadores se organizassem entre si, através da notificação da disponibilidade ou meios de cada um, para ajudar o idoso na necessidade emergente. Para além disto, a aplicação também sugestionaria momentos de qualidade para aumentar a interação entre os idosos e os seus cuidadores/familiares.

Durante o evento foram apresentadas diversas ideias inovadoras capazes de promover uma maior organização entre os diferentes centros da Cáritas de Coimbra, os utentes e respetivas famílias, combater a solidão dos idosos, estimular a componente cognitiva de utentes com doenças degenerativas, entre outras.