ValueCare | O novo projeto da Cáritas de Coimbra para melhorar a integração de cuidados

A Cáritas Diocesana de Coimbra esteve em Roterdão, na Holanda, nos dias 9 e 10 de dezembro, para participar na reunião de lançamento do ValueCare, um novo projeto aprovado no âmbito do programa H2020.

O ValueCare pretende contribuir para a sustentabilidade dos sistemas social e de saúde na Europa, bem como para a satisfação laboral e bem-estar dos profissionais a trabalhar nestas áreas. Desta forma, propõe disponibilizar uma solução digital integrada e eficiente, ao nível dos cuidados sociais e de saúde, com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos mais velhos (com declínio cognitivo, condições de fragilidade ou múltiplas comorbilidades), bem como dos seus cuidadores formais e informais. A solução digital que irá desenvolver – robusta, segura e replicável – será testada e avaliada através de 7 pilotos de larga escala na Europa.

A Cáritas de Coimbra, parceira deste projeto, será a entidade responsável pela implementação e teste do piloto em Portugal. Além desta tarefa, irá contribuir para a definição das diretrizes éticas do ValueCare. Ao todo, o consórcio é composto por 17 entidades de 8 países da União Europeia, tendo o Erasmus Medical Centre (Holanda) como coordenador.

Sofia Ortet e Willeke van Staalduinen, do Departamento de Inovação da Cáritas de Coimbra, marcaram presença no lançamento oficial das atividades em Roterdão, onde apresentaram o papel da Instituição no desenvolvimento do projeto. Neste encontro, todos os parceiros participaram ativamente, apresentando as suas funções, responsabilidades e planos para o cumprimento das metas inicialmente definidas. Ao longo da sessão, o grupo de trabalho teve também oportunidade para detalhar em conjunto a missão e o plano operacional do ValueCare, bem como para otimizar o plano de ação para o primeiro ano do projeto.

Esta reunião revelou-se um bom ponto de partida, onde o consórcio pôde concentrar-se, especificamente, no planeamento das estratégias e ações necessárias ao desenvolvimento do projeto durante os próximos 3 anos.