Cáritas de Coimbra organizou uma reunião com representantes dos projetos Pharaon, OPEN DEI e PlatformUptake.eu para discutir futuras atividades de concertação

A 3 de março, representantes dos projetos Pharaon, OPEN DEI e PlatformUptake.eu reuniram-se para desenvolver atividades de concertação entre os três projetos financiados pelo Horizonte 2020. Este evento promoveu o suporte e exploração de plataformas abertas no domínio do envelhecimento ativo e saudável (AHA).

O projeto PlatformUptake.eu project, do qual a Cáritas de Coimbra é parceira, tem como objetivo inventariar e analisar a última geração de plataformas de serviço abertas no domínio do Envelhecimento Ativo e Saudável, cobrindo plataformas abertas e plataformas com propriedade parcialmente aberta desenvolvidas pela indústria e, ao mesmo tempo, abordar as interações entre essas plataformas. Para medir os impactos de tais plataformas e aumentar a sua aceitação, o projeto tem vindo a desenvolver uma metodologia para monitorizar o desenvolvimento, adoção e disseminação de plataformas abertas por toda a Europa, listando os fatores-chave que determinam o sucesso ou obstáculos à sua aceitação pelos grupos de utilizadores finais, assim como a evolução dos seus ecossistemas e redes de partes interessadas. No projeto PlatformUptake.eu, a Cáritas de Coimbra é a coordenadora das tarefas “Observar características e características comuns e diferenciadoras das plataformas existentes que podem funcionar como fatores de sucesso ou impedimento à sua aceitação” e “Criar uma metodologia eficaz de acompanhamento e avaliação da aceitação e outros indicadores de sucesso de plataformas existentes”.

Por outro lado, o objetivo geral do projeto Pharaon é permitir uma vida inteligente e ativa para a população em envelhecimento da Europa, criando um conjunto de plataformas abertas integradas, altamente personalizáveis e interoperáveis com serviços, dispositivos e ferramentas avançadas, incluindo IoT, inteligência artificial (IA), robótica, computação/nuvem de ponta, wearables inteligentes, big data e análises inteligentes. As plataformas integradas do Pharaon serão validadas em pilotos de grande escala (LSPs), em seis locais-piloto diferentes: Múrcia e Andaluzia (Espanha), Portugal, Holanda, Eslovénia e Itália. Uma equipa de parceiros em cada piloto garantirá o seu correto desenvolvimento.

O projeto OPEN DEI project procura identificar, documentar e promover os blocos de construção que podem contribuir para uma aceleração da Transformação Digital em todos os domínios. Organiza a transferência de conhecimento entre pilotos de grande escala e consolida as melhores práticas em documentos de referência escritos de forma colaborativa. O projeto espera fornecer uma contribuição significativa para o surgimento de Espaços de Dados Europeus (saúde).

Os representantes dos três projetos tentaram entender como poderiam ser criadas sinergias entre os três projetos financiados pelo H2020. Nesta reunião online organizada pela Cáritas de Coimbra, os representantes concordaram em analisar as ferramentas PlatformUptake.eu para monitorizar e avaliar as plataformas abertas e avaliar a sua utilização no ecossistema do Pharaon (plataformas de serviço aberto e 6 sites-piloto de grande escala). Além disso, trabalharão em conjunto em atividades de concertação, como artigos científicos e workshops.

PlatformUptake.eu é uma ação de coordenação e apoio para a Comissão Europeia, financiada pelo programa Horizonte 2020 da União Europeia. A PlatformUptake.eu tem como objetivo analisar e descrever o ecossistema destas plataformas, promovendo sinergias entre as respetivas redes e projetos relacionados no domínio AHA – Envelhecimento Ativo e Saudável e IoT – Internet das Coisas. É uma parceria de 12 entidades: Cáritas de Coimbra (Portugal), Conselho Nacional de Investigação Italiano (Itália), Fraunhofer (Alemanha), Universidade Técnica de Madrid (Espanha), Instituto de Comunicação e Sistemas Informáticos (Grécia), Instituto Jožef Stefan (Eslovénia ), AFEdemy (Holanda), Linköping University (Suécia), University of the Balearic Islands (Espanha), Stichting Smart Homes (Holanda), Etablissements A. Lievens Lanckman (Bélgica) e o coordenador do projeto, SYNYO GmbH (Áustria).

Mais informações sobre o projeto disponíveis em https://www.platformuptake.eu/