Pharaon: Cáritas Diocesana de Coimbra tem artigo científico publicado sobre Linhas de Orientação Ética para a implementação de soluções TIC em larga escala

A Cáritas Diocesana Coimbra continua a dar o seu contributo para o envelhecimento saudável e ativo da população europeia no século XXI. Atualmente, a organização participa no projeto Pharaon, que se baseia em ferramentas existentes fornecidas pelos parceiros do projeto (plataformas e tecnologias avançadas). Estas serão personalizadas e ligadas (numa abordagem centrada no utilizador), para facilitar a prestação de cuidados de saúde otimizados e personalizados, garantindo sempre dignidade, autonomia e segurança dos utilizadores finais.

As plataformas integradas do Pharaon serão validadas em duas fases: uma para a pré-validação da tecnologia e outra para a implementação de pilotos de larga escala (LSP). Por conseguinte, o consórcio do projeto desenvolveu um modelo para assegurar o cumprimento dos procedimentos éticos, de segurança e de privacidade para cada um dos pilotos: Múrcia e Andaluzia (Espanha), Portugal (Coimbra e Amadora), Holanda, Eslovénia e Itália. A Cáritas Diocesana de Coimbra lidera as tarefas de Ética que desenvolveram o“The iterative model of ethical analysis for large-scale implementation of ICT solutions” (em português, o Modelo iterativo de Linhas de Orientação Ética para a implementação de soluções TIC em larga escala)  que aborda a conformidade ética, supervisão legal e gestão.

Este modelo iterativo baseia-se na experiência do projeto e inclui uma compreensão dos principais desafios éticos e o desenvolvimento das orientações, medidas e ferramentas necessárias para os diferentes perfis de intervenientes. Vai além das diretrizes éticas convencionais, fornecendo uma metodologia para discutir ativamente os desafios éticos e societais dentro de um projeto, baseando-se no diálogo interativo entre toda a cadeia de partes interessadas.

Inclui reflexões e ferramentas orientadas no contexto da recente pandemia da Covid-19, uma vez que o modelo se concentra em questões políticas e societais que podem surgir durante um projeto. As ferramentas desenvolvidas neste processo são organizadas num guia que pode ser utilizado noutros projetos de implementação em grande escala relacionados com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

A Cáritas Diocesana de Coimbra coordenou a escrita do artigo científico “The iterative model of ethical analysis for large-scale implementation of ICT solutions (em português, Modelo iterativo de Linhas de Orientação Ética para a implementação de soluções TIC em larga escala) que acaba de ser publicado na Translational Medicine @ UniSa, a publicação oficial da Faculdade de Medicina da Universidade de Salerno. O artigo científico está disponível em: https://tmj.unisa.it/journal/vol23/iss4/23/

A Cáritas Diocesana de Coimbra lidera o piloto português juntamente com a Santa Casa da Misericórdia da Amadora (com a participação da Universidade de Coimbra – UC Mare, da Universidade da Beira Interior e da Glintt) e também co-lidera as atividade de comunicação e disseminação juntamente com a AGE Platform.

O financiamento do projeto de investigação Pharaon ‘Pilotos para um Envelhecimento Saudável e Ativo’ é assegurado pelo Programa Europeu Horizonte 2020, com o acordo de subvenção nº 857188. Mais informações disponíveis em: https://www.pharaon.eu/