Senti-las na pele…

Mensagem do Pe Dr. Luís Costa, Presidente da Cáritas Diocesana de Coimbra, no início do ano 2010

Mensagem do Pe Luís Costa, Presidente da Cáritas Diocesana de Coimbra, no início do ano 2010

É fácil falar quando não se sente na pele o sofrimento e o abandono que a pobreza e a exclusão social provocam naqueles que a elas ficam amarrados.

É fácil apontar razões e motivos para o mal que toca aos outros.
É fácil apresentar orientações “milagrosas” para a saída do fosso das dívidas, do desemprego, da rua, da toxicodependência…
É fácil, quando não é connosco.

Sinto crescer em mim o desafio de descer à terra e caminhar um pouco entre as mulheres e os homens deste mundo. Sentir o ambiente, o cheiro, o medo, a solidão e a desesperança daqueles com quem me cruzo. Olhar em volta e cada janela e porta à minha frente. Ouvir os gritos silenciosos de tantos dramas aí reinantes.
Verdadeiramente, desejo rasgar o meu coração pelo outro. Já chega de viver indiferente, disfarçado de quem muito se preocupa. É hora de acordar para o serviço da condição humana, essa que o nosso Deus veio habitar.

Neste ano europeu do combate à pobreza e exclusão social a Cáritas, na pessoa de cada um dos seus colaboradores, a começar pela minha pessoa, quer contribuir para despertar consciências e provocar atitudes pró-activas que se traduzam em acções concretas e adequadas às necessidades que se apresentam ao homem do século XXI.
A coragem de querer derrubar barreiras e fazer pontes impõe-se a cada um de nós, pois há que erradicar situações desumanas de vida.
Juntos edificaremos uma sociedade mais justa e mais inclusiva.
Façamos acreditar que isso é possível.

Um Ano novo cheio de Graças,
Pe. Luís Costa