Cáritas Coimbra assina protocolo para projeto inovador na Leirosa

A Cáritas Diocesana de Coimbra assinou a 17 de janeiro, no Palácio Foz em Lisboa, o protocolo do Programa Escolhas 6ª Geração. Este é o resultado de uma candidatura de um projeto de cariz experimental e inovador ao Programa Escolhas que será implementado pela Cáritas de Coimbra.

Cáritas Coimbra assina protocolo para projeto inovador na Leirosa

A Cáritas Diocesana de Coimbra assinou a 17 de janeiro, no Palácio Foz em Lisboa, o protocolo do Programa Escolhas 6ª Geração. Este é o resultado de uma candidatura de um projeto de cariz experimental e inovador ao Programa Escolhas que será implementado pela Cáritas de Coimbra enquanto líder de um consórcio de parceiros, na Leirosa – Figueira da Foz. O projeto Ser Leirosa, Ser+ foi selecionado pelo Júri e pelo Alto Comissariado para as Migrações para implementação em 2017 e 2018.

Para além da Cáritas de Coimbra, o grupo de parceiros promotores do projeto é constituído pela Câmara Municipal da Figueira da Foz, Celbi, Junta de Freguesia da Marinha das Ondas, CPCJ da Figueira da Foz, Associação Novo Olhar, Associação Sentir dos Sentidos e Agrupamento de Escolas do Paião.

Na cerimónia de assinatura protocolar, esteve presente a Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Catarina Marcelino, Pedro Calado do Alto-Comissário para as Migrações e a Diretora do Programa Escolhas, Luísa Ferreira Malhó. Em representação da Cáritas de Coimbra esteve presente o Presidente da Instituição, Pe. Luís Costa, e o Coordenador do Projeto, Pedro Pinto.

O projeto Ser Leirosa, Ser+ vai ser implementado na localidade de Leirosa, Figueira da Foz, onde a Cáritas de Coimbra tem em funcionamento o Centro Nossa Senhora da Boa Viagem. Este projeto, com a duração de dois anos, terá como foco a inclusão escolar e a educação não formal. A população residente na Leirosa revela indicadores escolares preocupantes, sendo que 62% apenas tem um nível de escolaridade até ao 6º ano, incluindo neste número aqueles que não dispõem de qualquer formação a nível escolar. Assim, o projeto irá apostar em atividades de promoção do sucesso escolar e desenvolvimento pessoal, como um sala de estudo, apoio vocacional e psicológico, bem como suporte às famílias e desenvolvimento comunitário. O projeto Ser Leirosa, Ser+ pretende ser promotor da continuação do percurso escolar das crianças e jovens, do investimento num futuro profissional, reduzindo a procura de grupos desagregados da comunidade e de comportamentos de risco.

O Escolhas é um programa governamental de âmbito nacional, criado em 2001, promovido pela Presidência do Conselho de Ministros e integrado no Alto Comissariado para as Migrações – ACM, IP, cuja missão é promover a inclusão social de crianças e jovens de contextos socioeconómicos vulneráveis, visando a igualdade de oportunidades e o reforço da coesão social.