Encontro Família Cáritas

Cáritas sinalizou festivamente
o Ano Europeu de Combate à Pobreza

O Encontro que a Cáritas Diocesana promoveu no último Sábado, 19 de Junho, em Cernache, Coimbra, sinalizando o Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social, foi seguramente o mais diversificado em propostas celebrativas de todos os Encontros que esta instituição já realizou, ou mesmo a própria Diocese.

As mais de 400 pessoas que ao longo do dia passaram pela mata do Colégio de Cernache, tiveram actividades para todos os níveis etários, desde a 1ª infância até aos idosos, incluindo áreas como jogos infantis, insufláveis, pintura facial (contámos 3 pólos de pintura facial!), contadores de histórias, palhaços, teias de cordas, jogo de pistas, espaço sensorial, espaço-ídolos, capoeira, ioga, saúde oral infantil, medição de tensão arterial, grupo de danças e cantares, rancho folclórico, música instrumental (em palco e a acompanhar os workshops da manhã), muitas actuações de respostas sociais ligadas à Cáritas, GNR (com demonstrações de cães, cavalos, minas e armadilhas, e material – a moto enchia os olhos da garotada), feira solidária com o produto a reverter para o Haiti, e provavelmente outras actividades que nos escaparam. E quando todos estes “actores” interagem (vamos exemplificar: a contadora de histórias que dança ao som da música do palhaço no meio dos idosos que medem a tensão arterial…) acontecem momentos de pura magia e profundo calor humano. Foi assim o Encontro de Sábado, com o contributo voluntário e entusiástico de algumas dezenas de pessoas e entidades.

O Sr. D. Albino Cleto presidiu à Eucaristia, em cuja homilia alargou o horizonte do que é ser Cáritas, e acompanhou os trabalhos até ao almoço. Entre a Eucaristia e o almoço decorreram cinco workshops, que trataram sete olhares sobre a pobreza e o desempobrecimento: saúde, escola, família, solidão, igreja, política e empresa. Num estilo muito informal, mas muito rico de conteúdo, até pelas temáticas em causa, estes workshops tiveram ainda a valência de “aproximar a Cáritas à Diocese e a Diocese à Cáritas”, pois tiveram a contribuição empenhada de alguns organismos da diocese, nomeadamente o Secretariado Diocesano da Pastoral da Saúde, a Comissão Diocesana Justiça e Paz, através da sua Presidente, o Secretariado Diocesano da Família através da sua Equipa para a Solidão, e a colaboração de pessoas individuais vindas da sociedade civil mais activa: educação, política, gestão empresarial…

A Cáritas inaugurou, ainda neste Encontro, uma exposição sobre a sua actividade na Diocese, constituída por 15 expositores modelo roll-up. Esta exposição está agora disponível para quem a solicitar, sendo já certo que pelo menos algumas das 15 telas irão estar expostas em várias escolas na Diocese, reforçando esta ligação da Cáritas com a sociedade em que se insere.
O combate à pobreza constitui o cerne da razão de ser da Cáritas. Com este Encontro diocesano, a Cáritas – e a Diocese através deste seu organismo – expressou de modo festivo e multicolor, mas também reflexivo e aprofundado, o seu empenho institucional e a sua solidariedade com todas as iniciativas que ao longo deste Ano Europeu 2010 se desenvolvem para promover na sociedade uma consciência pró-activa no combate à pobreza e à exclusão social.