Tertúlia visões discutiu as smartshops

A Cáritas Diocesana de Coimbra realizou ontem a tertúlia VISÕES sobre saúde mental e dependências, que juntou algumas dezenas de pessoas a discutir o tema SMARTSHOPS E LEGAL HIGHS.

A Drª Paula Vale de Andrade, do SICAD (Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências )dinamizou este debate, que contou com a presença, essencialmente, de técnicos sociais da cidade, tornando-se num espaço onde se colocaram questões, dúvidas, preocupações e propostas paara o futuro.

Uma das questões discutidas foi a prometida legislação que venha a criminalizar /regulamentar as substâncias vendidas nas Smartshops. Apesar de dúvidas quanto à exequibilidade prática da criminalização destas substâncias, considerando as suas múltiplas combinações possíveis e sendo certo que o proibicionismo dificilmente resolve, de per si, as questões do consumo de substâncias, foi comummente aceite que a referida legislação já tarda e se torna o ponto de partida para a intervenção nestas matérias.

Outra preocupação premente foi a de discutir e encontrar estratégias de prevenção, junto dos mais jovens, por forma a dar a conhecer os efeitos das substâncias comercializadas nas Smartshops, ainda desconhecidos por muitos. Realce-se ainda a necessidade de investir em espaços de formação e debate sobre estas matérias, nomeadamente para técnicos, que possa vir a criar um protocolo de intervenção e tratamento para os consumidores destas “novas” drogas.