ValueCare Project

VALUECARE PROJECT

O envelhecimento ativo, autónomo e saudável é um dos desafios decorrentes da evolução demográfica da Europa. O projeto VALUECARE pretende criar e disponibilizar um modelo eficiente de cuidados integrados sociais e de saúde, dirigido à melhoria da qualidade de vida das pessoas mais velhas (e respetivas famílias) afetadas por declínio cognitivo, condições de fragilidade / vulnerabilidade ou múltiplas comorbilidades. Visa, assim, contribuir para a sustentabilidade dos sistemas europeus social e da saúde, bem como para a satisfação e o bem-estar dos profissionais a trabalhar nestas áreas. Esta visão dos cuidados integrados, assente nas mais valias geradas pelos mesmos, será aplicada numa solução digital robusta, segura e ampliável, que será testada e avaliada através de 7 pilotos de larga escala na Europa (Portugal, Itália, Grécia, Espanha, Croácia, Holanda, Irlanda), com base numa metodologia desenvolvida pelos parceiros do projeto, em colaboração com os utilizadores finais da mesma.

Em suma, o projeto VALUECARE propõe maior eficiência na utilização dos recursos e na coordenação dos cuidados sociais e de saúde, num contexto gerador de confiança nos utilizadores e nos responsáveis políticos em relação ao acesso, proteção, partilha e padronização de dados pessoais, com potencial de replicação na UE.

PRINCIPAIS TAREFAS DA CDC NO PROJETO:

No ValueCare, a CDC liderará a tarefa de elaboração dos protocolos éticos, de acordo com o plano ético previamente definido. Através do Comité de Ética do projeto, serão facultadas aos parceiros do consórcio as linhas orientadoras, bem como os documentos a utilizar nas atividades envolvendo os participantes externos, ao longo da implementação do projeto, sendo estas depois devidamente traduzidas e adaptadas à respetiva norma nacional de cada um.

SUMÁRIO DO PROJETO

Nome do Projeto: Value-Based Methodology for Integrated Care supported by ICT

Acrónimo do Projeto: ValueCare Project

Data de início: 01/01/2019