CRIARTE

CriArte é um projeto de empreendedorismo social que visa promover a aquisição de competências sociais e profissionais de pessoas residentes em bairros sociais, com particular incidência em mulheres de etnia cigana. O projeto lançou uma linha de produtos profissional e diferenciadora, que despertou a corresponsabilidade social de outras instituições sensibilizando para a produção solidária e circular, dando especial atenção aos públicos vulneráveis.

A Cáritas de Coimbra é a entidade promotora do projeto do qual fazem parte os parceiros CEARTE- Centro de Formação Profissional do Artesanato, a Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, a Universidade de Coimbra, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação e a Associação Cigana de Coimbra.

O local escolhido para a implementação do projeto foram as instalações do Centro Comunitário de S. José, sediado num dos bairros sociais de Coimbra onde se interligam muitas das problemáticas sociais como a pobreza, tráfico de estupefacientes, violência, iliteracia, baixas qualificações e absentismo escolar. Para além disso, muitos dos residentes do Bairro fazem parte de minorias étnicas, público privilegiado do projeto, atuando na área do emprego e formação profissional. Com o suporte técnico de uma designer foi lançada uma linha de produtos manufaturados por beneficiários do projeto, dando a oportunidade de, mais tarde, poderem criar o seu próprio emprego com a garantia de que, no início, poderiam usufruir de uma incubadora social.