Nutrir À Grande

NUTRIR À GRANDE

O projeto “Nutrir À Grande” é um projeto de educação alimentar destinado a crianças e adolescentes entre os 6 e os 14 anos com carências económicas e/ou sociais, que visa a transmissão de conhecimentos e a aquisição de competências relacionadas com a prática de uma alimentação saudável, utilizando para tal uma coleção de atividades/estruturas lúdico-pedagógicas “em ponto grande”.

O “Nutrir À Grande” pretende a realização de sessões de educação alimentar a cada 2 meses, nos locais onde as crianças se encontram (os materiais e os técnicos vão ao encontro das crianças). As sessões serão realizadas por grupos, consoante as idades, de modo a adequar a dinâmica e linguagem utilizando, contudo, ferramentas semelhantes.

A periodicidade de realização das sessões prende-se com o número de beneficiários que se pretendem abranger pelo projeto (n=200) e pela necessidade da divisão dos participantes em grupos de 15 a 20 crianças/jovens de modo a que as atividades sejam executáveis. Preveem-se, desta forma, a realização de 60 a 80 sessões (consoante a dimensão dos grupos) de educação alimentar durante o período de 1 ano.

PÚBLICO-ALVO

Crianças e adolescentes entre os 6 e os 14 anos beneficiários das seguintes respostas sociais CDC :

• Programas de Ação Social implementados no concelho de Coimbra (Protocolo Rendimento Social Inserção, Rede Local Ação Social e Centro Apoio Social)
  • Crianças e Jovens em Risco (Lar de Jovens de Semide (Miranda do Corvo) e Centro de Acolhimento Temporário em Cernache)
  • Centro de Atividades de Tempos Livres no concelho de Coimbra (crianças e jovens com necessidades económica identificadas)

PRINCIPAIS TAREFAS DA CDC NO PROJETO:

A Cáritas de Coimbra coordena todo projeto a nível técnico, administrativo e financeiro.

SUMÁRIO DO PROJETO

Nome do Projeto: Nutrir À Grande

Acrónimo do Projeto: Nutrir À Grande

Data de início: 01/04/2019

Data de fim: 31/03/2020 prolongamento até 31/12/2021

Orçamento Total: 11.863,00€

Nome do parceiro coordenador: Cáritas Diocesana de Coimbra

FINANCIAMENTO DO PROJETO:

Este projeto recebeu financiamento da Fundação Jumbo para a Juventude.

NOTÍCIAS:

Apresentação Pública | Projeto Nutrir À Grande | 12 de junho – Jumbo (Alma Shopping)

Projeto “Nutrir À Grande” entre os vencedores

PUBLICAÇÕES NA IMPRENSA | 2019

Crianças e jovens da Cáritas Coimbra vão aprender a ser saudáveis de forma divertida | 13 junho | Notícias de Coimbra

Cáritas ensina a “Nutrir à Grande” sendo saudável | 13 junho | Diário de Coimbra

Cáritas apresenta “Nutrir à Grande” | 12 junho | Diário As Beiras

Nutrir À Grande | 12 junho | Diário de Coimbra

Nutrir À Grande no Jumbo | 11 junho | Diário de Coimbra

Cáritas de Coimbra apresenta projecto Nutrir à Grande | 9 junho | Diário de Coimbra

Cáritas lança projeto de educação para os jovens | 7 junho | O Despertar

Cáritas lança projeto de educação alimentar para os jovens | 7 junho | O Despertar Online