Pharaon

PHARAON – PILOTS FOR HEALTHY AND ACTIVE AGEING

O objetivo geral do Pharaon é fornecer suporte ao envelhecimento ativo da população europeia, através da criação de um conjunto de plataformas abertas, interoperáveis e altamente personalizáveis disponibilizando serviços, dispositivos e ferramentas digitais avançados, incluindo internet das coisas (IoT), inteligência artificial, robótica, computação em nuvem, smart wearables, e algoritmos tradicionais para a análise inteligente de big data.

O Pharaon será construído com base em ferramentas existentes fornecidas pelos parceiros (plataformas e tecnologias avançadas), que serão customizadas e conectadas, através de uma abordagem integrada e centrada no utilizador, dirigida à facilitação da prestação de cuidados de saúde otimizados e personalizados, assegurando a dignidade, autonomia e segurança dos utilizadores finais. As plataformas integradas do Pharaon serão validadas em duas etapas: uma de pré-validação da tecnologia e outra de implementação de pilotos de larga escala (LSP), em seis locais diferentes da Europa: Múrcia e Andaluzia (Espanha), Portugal, Holanda, Eslovénia e Itália.

PRINCIPAIS TAREFAS DA CDC NO PROJETO:

No PharaOn a CDC será líder das tarefas de Ética que abordarão o cumprimento dos pressupostos éticos, de segurança e privacidade, para cada um dos pilotos. Os resultados incluirão orientações éticas para o desenho e implementação de todos os pilotos, os requisitos legais e éticos exigidos, uma estratégia de privacidade e de proteção de dados, bem como de verificação das recomendações de cibersegurança do projeto.

Adicionalmente, a CDC estará a co-liderar as atividades de comunicação e disseminação com a AGE Platform e a liderar o piloto português juntamente com a Santa Casa da Misericórdia da Amadora (com a participação da Universidade de Coimbra, da Universidade da Beira Interior e da Glintt), subordinado ao tema: cidades inteligentes e amigáveis.

SUMÁRIO DO PROJETO

Nome do Projeto: PharaOn: Pilots for Healthy and Active Ageing

Acrónimo do Projeto: PharaOn

Data de início: 01/12/2019