Pharaon

PHARAON – PILOTS FOR HEALTHY AND ACTIVE AGEING

O objetivo geral do Pharaon é fornecer suporte ao envelhecimento ativo da população europeia através da criação de um conjunto de plataformas abertas, interoperáveis e altamente personalizáveis, que disponibilize serviços, dispositivos e ferramentas digitais avançadas, incluindo internet das coisas (IoT), inteligência artificial, robótica, computação em nuvem, smart wearables, e algoritmos tradicionais para a análise inteligente de big data.

O Pharaon será construído com base em ferramentas existentes fornecidas pelos parceiros (plataformas e tecnologias avançadas), que serão customizadas e conectadas, através de uma abordagem integrada e centrada no utilizador. Será dirigido à facilitação da prestação de cuidados de saúde otimizados e personalizados, assegurando a dignidade, autonomia e segurança dos utilizadores finais. Em Portugal, o projeto visa a implementação de ferramentas digitais que facilitem a qualidade de vida das pessoas mais velhas e dos seus cuidadores formais e informais. As plataformas integradas do Pharaon serão validadas em duas etapas: uma de pré-validação da tecnologia e outra de implementação de pilotos de larga escala (LSP), em seis locais diferentes da Europa: Múrcia e Andaluzia (Espanha), Portugal, Países Baixos, Eslovénia e Itália.

PRINCIPAIS TAREFAS DA CDC NO PROJETO:

No Pharaon, a Cáritas de Coimbra (CDC) está a liderar o piloto português juntamente com a Santa Casa da Misericórdia da Amadora, com o tema: cidades inteligentes, saudáveis e amigas de todas as idades. Participam ainda do piloto português a Universidade de Coimbra, a Universidade da Beira Interior e a Glintt, enquanto parceiro tecnológico.

A CDC tem ainda a responsabilidade de liderar as tarefas de Ética do Pharaon, que consistem na garantia do cumprimento dos requisitos legais e dos princípios éticos, de segurança e de privacidade dos utilizadores mais velhos envolvidos no estudo. Os resultados esperados incluem orientações éticas para a pré-validação e para a implementação de todos os pilotos de larga escala.

Adicionalmente, a CDC está a coliderar as atividades de comunicação e disseminação com a AGE Platform, reforçando o impacto do conhecimento dos vários pilotos do Pharaon pelos parceiros, interessados, utilizadores finais e sociedade como um todo.

SUMÁRIO DO PROJETO

Nome do Projeto: Pharaon: Pilots for Healthy and Active Ageing

Acrónimo do Projeto: Pharaon

Data de início: 01/12/2019