PlatformUptake.eu

PLATFORMUPTAKE.EU

O projeto PlatformUptake.eu é uma Ação de Coordenação e Suporte à Comissão Europeia para plataformas digitais de apoio ao Envelhecimento Ativo e Saudável.

O envelhecimento apresenta um dos maiores desafios socioeconómicos do século XXI. Segundo estimativas, mais de 20% dos europeus terão 65 anos ou mais em 2025. Reagindo às mudanças demográficas e ao envelhecimento em geral, e garantindo a disponibilidade da estrutura necessária, a União Europeia viabilizou alguns recursos a projetos de TIC no campo do envelhecimento ativo e saudável. Neste âmbito, foi criado um número considerável de plataformas “open source” (acesso aberto) para o desenvolvimento de soluções inovadoras no domínio do envelhecimento ativo e saudável.

O PlatformUptake.eu pretende analisar e descrever o ecossistema de plataformas “open service” existentes, para vários grupos de utilizadores, promovendo sinergias entre as respetivas redes e os projetos relacionados nos domínios AHA – Active and Healthy Ageing (Envelhacimento Ativo e Saudável) e IoT – Internet of Things (Internet das Coisas). Através da criação de informação centralizada online, propõe avaliar o impacto social das plataformas existentes, criar ferramentas de monitorização e avaliação, recolher histórias de utilizadores e boas práticas bem-sucedidas, promover a interoperabilidade e definir orientações comuns para a adoção dessas plataformas em larga escala.

O projeto é financiado pelo programa H2020 da União Europeia e está a ser desenvolvido por um consórcio constituído por 12 entidades, coordenadas pela SYNYO GmbH – onde se inclui a Cáritas Diocesana de Coimbra (CDC).

PRINCIPAIS TAREFAS DA CDC NO PROJETO:

A Cáritas de Coimbra contribuirá para os WP 2,4, 5 e 6:

• WP2 – Identificar: Fatores de Sucesso e metodologias de monitorização
  • WP4 – Analisar: Evolução das plataformas, captação e benefícios socioeconômicos
  • WP5 – Envolver: utilizadores, partes interessadas, decisores políticos
  • WP6 – Impulsionar: Captação e evolução das plataformas

A Cáritas de Coimbra estará a coordenar as tarefas T2.2 e T2.5:

• T2.2 – Recursos e características comuns e diferenciadores das plataformas existentes que podem atuar como fatores de sucesso ou impedimento da sua aceitação
  • T2.5 – Metodologia de monitorização e outros indicadores de sucesso de plataformas Open Service.

SUMÁRIO DO PROJETO

Nome do Projeto: PlatformUptake.eu

Acrónimo do Projeto: PlatformUptake.eu

Data de início: 01/01/2020