Atividades de Tempos Livres

CRESCER COM SENTIDO…

A ocupação criativa e formativa dos tempos livres das crianças e adolescentes é benéfica no seu crescimento e um apoio fundamental para as famílias, garantindo a salvaguarda e segurança dos filhos nos horários pré e pós-escolar, bem como nas interrupções letivas.

O CATL trata-se de uma resposta social onde cada criança/adolescente tem a oportunidade de evoluir em diferentes dimensões – cognitiva, pessoal e social -, aprendendo através do jogo, da partilha de vivências, de atividades manuais, do desenvolvimento de projetos, da realização de atividades na comunidade, da participação em campos juvenis. É promovida uma estreita articulação com as escolas onde estão inseridos os CATL e feita a promoção de diversas iniciativas de informação/formação para pais e outros educadores. Todo o trabalho desenvolvido nesta resposta social é objeto de planificação, partindo de um Plano Temático trienal posteriormente densificado nos Planos Anuais de Atividades que são divulgados nos Centros aos utentes e aos pais. Existe também uma interação com a Equipa de Educação e Prevenção. É esta intencionalidade lúdica-pedagógica que denominamos “crescer com sentido”.

Atualmente a Cáritas Diocesana de Coimbra tem 11 CATL de 1º ciclo e 41 CATL de 2º / 3º ciclos e secundário, distribuídos em concelhos no âmbito da Diocese de Coimbra.

Esta é uma resposta social em que a Cáritas de Coimbra tem acordos com a Segurança Social.

Para mais informações, contacte o CATL da sua área de residência e o respetivo Regulamento Interno.