Cáritas de Coimbra promoveu a 1ª reunião do LAG do projeto EU_SHAFE

A Cáritas Diocesana de Coimbra realizou, no dia 23 de outubro, a 1ª Reunião de Stakeholders (LAG) do projeto EU_SHAFE, que decorreu na CCDR Centro.

O EU_SHAFE, projeto cofinanciado pelo programa Interreg Europe, conta com a parceria de 10 entidades oriundas de 7 países da UE. Em Portugal, mais concretamente no âmbito da Região Centro, o parceiro do consórcio é a Cáritas de Coimbra, com o suporte de específico da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro), Administração Regional de Saúde do Centro e Associação Nacional de Municípios Portugueses.

O projeto visa influenciar e melhorar as políticas e práticas em 7 regiões europeias através de uma abordagem abrangente sobre Ambientes Saudáveis, Inteligentes e Amigáveis (SHAFE). Em termos práticos, o EU_SHAFE pretende influenciar a política e financiamento da Região através dos contributos de um ecossistema regional cooperativo entre autoridades públicas, redes regionais, academia, associações e sociedade civil e empresas e, simultaneamente, partilhar e promover as suas boas práticas junto das outras 6 Regiões do projeto.

Para tal ser consequente, é fundamental a criação de um grupo de trabalho local (LAG) robusto e consistente, com vários stakeholders da Região Centro com interesse pela SHAFE, capazes de acrescentar valor às mais-valias que o projeto pode trazer à Região.

Com o intuito de formalizar a constituição deste LAG, a Cáritas de Coimbra promoveu a primeira reunião de stakeholders, que contou com mais de 20 participantes. Neste encontro, o projeto EU_SHAFE foi apresentado de uma forma mais aprofundada e os parceiros puderam esclarecer todas as suas dúvidas.

Ao longo da sessão, foram conhecidos os desafios e as necessidades sentidos na Região Centro ao nível dos domínios selecionados para intervenção pelo EU_SHAFE – Habitação/Ambientes Construídos, Participação Social, Comunicação e Informação e Saúde e Serviços Comunitários. Os stakeholders partilharam ainda exemplos de boas práticas que podem ser encontrados no Centro de Portugal para partilha com os parceiros internacionais. A participação foi extremamente ativa e foram dadas contribuições muito importantes para desenvolver as próximas etapas do projeto.

Ao longo dos próximos meses serão realizadas novas atividades de articulação com os atores regionais e nacionais, quer através de uma 2ª reunião para os parceiros que não puderam estar presentes nesta sessão mas pretendem integrar o LAG, quer pela realização de várias reuniões bilaterais com atores chave para a influência em setores mais específicos.