INTERREG EU_SHAFE

EU_SHAFE – EUROPE ENABLING SMART HEALTHY AGE-FRIENDLY ENVIRONMENTS

O projeto EU_SHAFE tem como objetivo melhorar as políticas e práticas em 7 regiões europeias através do desenvolvimento de uma abordagem abrangente para Ambientes Saudáveis, Inteligentes e Amigáveis (SHAFE). Através de uma metodologia de “aprendizagem por partilha”, este consórcio multidisciplinar e intersectorial robusto construirá um projeto europeu de hélice quádrupla, para partilhar experiências e práticas, com vista à melhoria dos instrumentos de política multinível. O consórcio criará um ecossistema cooperativo e inclusivo entre autoridades públicas, redes europeias e associações de utilizadores, integrando a sua experiência e competências com o conhecimento de investigação e design da academia e PME para o crescimento de serviços baseados na comunidade que ajudem a “envelhecer em casa” em toda a Europa.

O EU_SHAFE investirá na formulação de políticas e adaptação de instrumentos regionais derivados do ETCF (prioridades de I & I) e do FSE (Inclusão Social), através da criação de uma grande rede euro-local de atores que trabalharão em conjunto nos ecossistemas rumo a um modelo comum – um Livro Branco sobre SHAFE. Irá igualmente selecionar e redesenhar intervenções concretas e escaláveis na área da inovação social para SHAFE, que podem ser implementadas como modelos inovadores realistas para o futuro.

Objetivos do EU-SHAFE são:

1. Desafiar e alterar o pensamento e a ação dos decisores políticos e dos principais atores das regiões participantes em relação ao bem-estar dos cidadãos de todas as idades e à criação de ambientes inclusivos e adequados ao envelhecimento ativo, assente numa lógica de participação social.
  2. Promover a visibilidade e priorizar a inclusão na sociedade das pessoas de todas as idades, para a criação de ecossistemas inclusivos nas regiões participantes, entre os vários tipos de organizações intervenientes (stakeholders), designadamente, do foro público e privado
  3. Comunicar e disseminar os resultados e o novo conhecimento gerado através do projeto, além de reforçar a cooperação internacional entre todos os setores da sociedade.

PRINCIPAIS TAREFAS DA CDC NO PROJETO:
  • Troca de experiências
  • Comunicação e Disseminação
  • Gestão de Projeto

SUMÁRIO DO PROJETO

Nome do Projeto: EU_SHAFE

Acrónimo do Projeto: EU_SHAFE

Data de início: 01/08/2019

Data de fim: 31/08/2022

Orçamento Total: 172 250,00€

Nome do parceiro coordenador: Provincial Council of Bizkaia / Município da Bizkaia

Parceiros:

• Provincial Council of Bizkaia / Município da Bizkaia (Espanha);
  • Development Centre of the Heart of Slovenia (Eslovénia);
  • Center for Assisted Living Technology
  • Aarhus Municipality (Dinamarca);
  • Technological University Dublin (Irlanda);
  • ECHAlliance (Irlanda);
  • University of Deusto (Espanha);
  • Free and Hanseatic City of Hamburg (Alemanha)
  • Ministry of Health and Consumer Protection (Alemanha)
  • Louth County Council (Irlanda)

Website: https://www.interregeurope.eu/eushafe/

FINANCIAMENTO DO PROJETO:

Este projeto recebeu financiamento do programa Interreg Europe, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

O programa Interreg Europe foi concebido para apoiar a aprendizagem política entre as organizações políticas relevantes, com vista a melhorar o desempenho das políticas e programas de desenvolvimento regional. Permite às autoridades públicas regionais e locais e a outros intervenientes de relevância regional em toda a Europa trocar práticas e ideias sobre a forma como as políticas públicas funcionam e, assim, encontrar soluções para melhorar as suas estratégias para os seus próprios cidadãos.

Cáritas de Coimbra organiza segundo encontro da 1ª Reunião de Stakeholders do projeto EU_SHAFE

Cáritas de Coimbra recebe a segunda parte da 1ª Reunião de Stakeholders do projeto EU_SHAFE

EU_SHAFE is the new Interreg project for European age-friendly environments

Cáritas de Coimbra promove reunião de stakeholders para o projeto EU_SHAFE