INTERREG EU_SHAFE

EU_SHAFE – EUROPE ENABLING SMART HEALTHY AGE-FRIENDLY ENVIRONMENTS

O projeto EU_SHAFE tem como objetivo melhorar as políticas e práticas em 7 regiões europeias através do desenvolvimento de uma abordagem abrangente para Ambientes Saudáveis, Inteligentes e Amigáveis (SHAFE). Através de uma metodologia de “aprendizagem por partilha”, este consórcio multidisciplinar e intersectorial robusto construirá um projeto europeu de hélice quádrupla, para partilhar experiências e práticas, com vista à melhoria dos instrumentos de política multinível. O consórcio criará um ecossistema cooperativo e inclusivo entre autoridades públicas, redes europeias e associações de utilizadores, integrando a sua experiência e competências com o conhecimento de investigação e design da academia e PME para o crescimento de serviços baseados na comunidade que ajudem a “envelhecer em casa” em toda a Europa.

O EU_SHAFE investirá na formulação de políticas e adaptação de instrumentos regionais derivados do ETCF (prioridades de I & I) e do FSE (Inclusão Social), através da criação de uma grande rede euro-local de atores que trabalharão em conjunto nos ecossistemas rumo a um modelo comum – um Livro Branco sobre SHAFE. Irá igualmente selecionar e redesenhar intervenções concretas e escaláveis na área da inovação social para SHAFE, que podem ser implementadas como modelos inovadores realistas para o futuro.

Objetivos do EU-SHAFE são:

1. Desafiar e alterar o pensamento e a ação dos decisores políticos e dos principais atores das regiões participantes em relação ao bem-estar dos cidadãos de todas as idades e à criação de ambientes inclusivos e adequados ao envelhecimento ativo, assente numa lógica de participação social.
  2. Promover a visibilidade e priorizar a inclusão na sociedade das pessoas de todas as idades, para a criação de ecossistemas inclusivos nas regiões participantes, entre os vários tipos de organizações intervenientes (stakeholders), designadamente, do foro público e privado
  3. Comunicar e disseminar os resultados e o novo conhecimento gerado através do projeto, além de reforçar a cooperação internacional entre todos os setores da sociedade.

PRINCIPAIS TAREFAS DA CDC NO PROJETO:
  • Troca de experiências
  • Comunicação e Disseminação
  • Gestão de Projeto

SUMÁRIO DO PROJETO

Nome do Projeto: EU_SHAFE

Acrónimo do Projeto: EU_SHAFE

Data de início: 01/08/2019

Data de fim: 31/01/2023

Orçamento Total: 172 250,00€

Nome do parceiro coordenador: Provincial Council of Bizkaia / Município da Bizkaia

Parceiros:

• Provincial Council of Bizkaia / Município da Bizkaia (Espanha);
  • Development Centre of the Heart of Slovenia (Eslovénia);
  • Center for Assisted Living Technology
  • Aarhus Municipality (Dinamarca);
  • Technological University Dublin (Irlanda);
  • ECHAlliance (Irlanda);
  • University of Deusto (Espanha);
  • Free and Hanseatic City of Hamburg (Alemanha)
  • Ministry of Health and Consumer Protection (Alemanha)
  • Louth County Council (Irlanda)

Website: https://www.interregeurope.eu/eushafe/

FINANCIAMENTO DO PROJETO:

Este projeto recebeu financiamento do programa Interreg Europe, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

O programa Interreg Europe foi concebido para apoiar a aprendizagem política entre as organizações políticas relevantes, com vista a melhorar o desempenho das políticas e programas de desenvolvimento regional. Permite às autoridades públicas regionais e locais e a outros intervenientes de relevância regional em toda a Europa trocar práticas e ideias sobre a forma como as políticas públicas funcionam e, assim, encontrar soluções para melhorar as suas estratégias para os seus próprios cidadãos.

DOCUMENTOS:

Comunicado de Imprensa | Inter-regional policy learning event Slovenia_Domain 3

Comunicado de Imprensa | 2nd Intense Sharing of Good Practices – Louth

EU_SHAFE – 3º Comunicado de Imprensa

The main events of EU_SHAFE during its third semester | Press Release

EU-SHAFE – ASSESSMENT REPORT | Europe with Bizkaia

NOTÍCIAS | 2019

Cáritas de Coimbra organiza segundo encontro da 1ª Reunião de Stakeholders do projeto EU_SHAFE

Cáritas de Coimbra recebe a segunda parte da 1ª Reunião de Stakeholders do projeto EU_SHAFE

EU_SHAFE is the new Interreg project for European age-friendly environments

Cáritas de Coimbra promove reunião de stakeholders para o projeto EU_SHAFE

Cáritas de Coimbra na reunião de lançamento do projeto EU_SHAFE