Notícias

Cáritas de Coimbra recolheu opiniões de stakeholders para o projeto Pharaon

A Cáritas de Coimbra, enquanto parceira do projeto internacional Pharaon, realizou a terceira sessão de cocriação em grupo para recolher requisitos para a construção de duas plataformas digitais. Esta reunião foi dirigida a stakeholders e contou com 9 participantes de áreas de atuação relevantes para o envelhecimento ativo e saudável.

Tinham sido feitas já três sessões de grupo, nas quais foram recolhidas as opiniões de utentes de estruturas residenciais para idosos e as dos cuidadores formais, colaboradores da instituição. Foram agora recolhidas as opiniões dos stakeholders sobre a mesma plataforma de b-learning denominada “Campus de Cuidadores” dirigida a cuidadores formais e informais e sobre a “Incubadora Social” que consistirá numa plataforma digital focada na divulgação de serviços, produtos e eventos. Como potenciais partes interessadas dos materiais resultantes deste projeto, a reunião contou com atores da Universidade de Medicina da Universidade de Coimbra; de uma organização de prestação de cuidados a pessoas mais velhas; de uma Organização Governamental; de estudantes de doutoramento em Desporto especializados no envelhecimento ativo e saudável; da Universidade de Letras – Geografia e Turismo e ainda de um Município.

O objetivo do Pharaon é testar alguns serviços e aplicações digitais, que possam vir a ser distribuídos e utilizados por pessoas mais velhas, com vista à melhoria da sua independência, segurança e capacidades. Uma das formas de alcançar este objetivo, é reforçando os recursos comunitários de apoio (como é o caso dos cuidadores formais e informais) aos grupos mais fragilizados de adultos mais velhos. O consórcio do projeto Pharaon é composto por 42 entidades europeias e é financiado programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia.

Partilhar:

Cáritas

A Cáritas Portuguesa é um serviço da Conferência Episcopal Portuguesa. É membro da Cáritas Internationalis, da Cáritas Europa, da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, da Plataforma Portuguesa das ONGD e do Fórum Não Governamental para a Inclusão Social.

Cáritas em Portugal

Contactos

Rua D. Francisco de Almeida, n 14
3030-382 Coimbra, Portugal

239 792 430 (Sede) – Chamada para rede fixa nacional

966 825 595 (Sede) – Chamada para rede móvel nacional

239 792 440 (Clínica) – Chamada para rede fixa nacional

 caritas@caritascoimbra.pt

NIF: 501 082 174

Feed

 

Comunicação Institucional