Cáritas de Coimbra com participação ativa no Coimbra Sustainability Summit 2020

A Cáritas Diocesana de Coimbra participou no Coimbra Sustainability Summit, organizado no âmbito do projeto DIAMOTIC e coordenado pelo Instituto Pedro Nunes, Associação de Inovação e Desenvolvimento em Ciência e Tecnologia.

Carina Dantas, Diretora do Departamento de Inovação da Cáritas de Coimbra, realizou uma apresentação onde deu a conhecer a instituição e falou sobre a perspetiva do utilizador na diferença entre o desenvolvimento de tecnologias e a implementação destas em larga escala. A representante da Cáritas de Coimbra apresentou diversos exemplos de co-criação e envolvimento dos utilizadores, como sucede nos cinco projetos que a organização atualmente implementa no âmbito do programa Horizonte 2020, nomeadamente SmartWork, Lifebots, PHArA-ON, VALUECARE e PlatformUptake.eu; o projeto DAPAS e o DIANA financiados pelo Programa AAL; ou o Hands-on-SHAFE, AVIK, e IGCAL do Erasmus+. A Cáritas de Coimbra participa ainda no projeto intrarregional EU-SHAFE, financiado pelo programa Interreg Europe.

O Coimbra Sustainibility Summit teve como objetivo explorar oportunidades de crescimento na intersecção de quatro áreas de digitalização consideradas fundamentais para o crescimento: Inteligência Artificial, Blockchain, Internet das Coisas e Cibersegurança (4 KETs), tentando demonstrar como a combinação de elementos destas tecnologias pode responder às necessidades dos quatro domínios de aplicação: Saúde, Agro-alimentar, Indústria Transformadora e Cidades Sustentáveis.