AVIK

AVIK – INTERCÂMBIO DE COMPETÊNCIAS INTERCULTURAIS PARA A INCLUSÃO SOCIAL

Avik é um projeto co-financiado pelo Programa ERASMUS + da União Europeia, que perspetiva o intercâmbio de competências interculturais e de boas práticas para a inclusão social de migrantes, refugiados, pessoas que solicitam asilo e pessoas em situação precária (por exemplo, em risco de pobreza).

A integração social é um processo que depende da sociedade como um todo, especialmente da simpatia de cada um e de uma atitude aberta em relação à população não nativa. Este processo é conseguido através de reuniões, debates e comunicações, assim como da descoberta de semelhanças e diferenças e a adoção de uma responsabilidade colaborativa de ambas as partes (população nativa e não nativa).

O projeto AVIK integra três modelos de “boas práticas”:

– o Dinner Club, um espaço de encontro intercultural e inter-religioso com um programa de estrutura diversificada, exposições de arte e música ao vivo, entre outras atividades;

– o RefuGame, que é um jogo de tabuleiro de incentivo à comunicação intercultural e ao entendimento mútuo entre a população nativa e não nativa, dando a oportunidade de obter informações essenciais ao nível de regras comportamentais clássicas, comunicação, educação e trabalho, vida quotidiana, atividades de tempo livre e tradições e costumes.

– e o New Start, que consiste num conjunto de material educativo que transmite valores europeus como liberdade, igualdade, tolerância e direitos civis para a compreensão e integração.

O objetivo é transferir estes três modelos para todos os parceiros europeus do projeto AVIK, para que estes possam ser adaptados e valorizados.

O projeto AVIK é coordenado pela entidade alemã WHKT – Westdeutscher Handwerkskammertag, tendo como parceiros a Cáritas de Coimbra (Portugal), Centre for the Greek Language (Grécia), CIAPE – Centro Italiano per L’Apprendimento Permanente (Itália), VondiConsulting Unternehmensberatung Vondrak KG (Áustria), AC Amics de la Biblioteca de la Fonteta (Espanha) e Datca Ilce Milli Egitim Mudurlugu (Turquia). Este é um projeto financiado pelo programa Erasmus+ da União Europeia.

PRINCIPAIS TAREFAS DA CDC NO PROJETO:

A Cáritas Diocesana de Coimbra tem como principais tarefas:

• Anfitriã do C2: SP-ADULT-SHORT – eventos conjuntos de formação em equipa de curto prazo (em Coimbra) – Abril 2020
  • Layout e produção de 2 newsletters (PDF)
  • Layout de vários documentos do projeto (jogo de tabuleiro, manual)
  • Tradução de todos os documentos relevantes para português

SUMÁRIO DO PROJETO

Nome do Projeto: Exchange of intercultural skills for social inclusion

Acrónimo do Projeto: AVIK

Data de início: 01/09/2019

Data de fim: 31/08/2020

Orçamento Total:12 490,00€

Nome do parceiro coordenador: WHKT – Westdeutscher Handwerkskammertag

Parceiros:

• Cáritas de Coimbra (Portugal)
  • Centre for the Greek Language (Grécia)
  • CIAPE – Centro Italiano per L’Apprendimento Permanente (Itália)
  • VondiConsulting Unternehmensberatung Vondrak KG (Áustria)
  • AC Amics de la Biblioteca de la Fonteta (Espanha)
  • Datca Ilce Milli Egitim Mudurlugu (Turquia)

Website: https://www.whkt.de/avik/

Facebook: https://www.facebook.com/AVIKERASMUS/

FINANCIAMENTO DO PROJETO:

O apoio da Comissão Europeia à produção desta publicação não constitui um aval do seu conteúdo, que reflete unicamente o ponto de vista dos autores, e a Comissão não pode ser considerada responsável por eventuais utilizações que possam ser feitas com as informações nela contidas.

MATERIAIS:

Manual NewStart: https://caritascoimbra.pt/wp-content/uploads/2020/01/NewStart.pdf

Manual Diversonopoly: https://caritascoimbra.pt/wp-content/uploads/2020/01/NewStart.pdf

Tabuleiro de jogo: https://caritascoimbra.pt/wp-content/uploads/2020/01/Tabuleiro-de-Jogo.pdf

Cartas em Português:

Comunicação – PT  | Comunicação Verso – PT

Dia-a-Dia – PTDia-a-Dia Verso – PT

Educação – PTEducação Verso – PT

Lazer – PTLazer Verso – PT

Prós e Contras – PT  | Prós e Contras Verso – PT

Tradição – PT  | Tradição Verso – PT

NOTÍCIAS: