Actividades de formação local

A formação nas comunidades constitui um dos legados históricos mais significativos da Cáritas de Coimbra ao longo destes 50 anos da sua acção. Refira-se, a título exemplificativo, as centenas de exames da 4ª classe e do 6ª ano de escolaridade realizados na década de 80… Actualmente a intervenção formativa mantém-se com duas direcções principais: as comunidades e as escolas…

FORMAÇÃO NO ÂMBITO DOS PROBLEMAS SOCIAIS GRAVES
A formação nas comunidades para resposta a problemas sociais graves é uma das vertentes de intervenção da Cáritas Diocesana de Coimbra, nomeadamente nos campos do alcoolismo, da prevenção primária da toxicodependência, da visita e apoio voluntário aos idosos e doentes no domicílio e da educação afectiva e sexual.
As escolas são actualmente um grupo-alvo privilegiado desta intervenção, em colaboração estreita com os respectivos Conselhos Directivos e Pedagógicos.
Para além destes, a Cáritas mantém a disponibilidade para organizar outras acções de formação comunitária relativamente a outros problemas sociais, quando solicitada para esse efeito.

FORMAÇÃO NO ÂMBITO DA PASTORAL SOCIAL
Um vector importante da acção da Cáritas nas comunidades é a formação dos Grupos Comunitários de Acção Social, a três níveis:
* Identidade e missão
* Pastoral Social
* Intervenção comunitária.

A Cáritas de Coimbra tem como fundamental o seu apoio à formação e consolidação destes grupos, procurando manter um acompanhamento próximo e continuado aos mesmos, quer promovendo encontros e acções de formação, quer disponibilizando instrumentos concretos de trabalho (Temas de reflexão, jornal, folhetos informativos…).