Pré-Escolar

Crianças e famílias FELIZES!

A Cáritas Diocesana de Coimbra tem como principal objetivo ter crianças e famílias FELIZES

O Jardim de Infância é o espaço onde a criança em idade pré-escolar pode desenvolver competências relacionais, interpessoais, físicas e psicomotoras, bem como vivenciar experiências lúdico-pedagógicas num clima de segurança física e afetiva, contribuindo para potenciar o seu desenvolvimento integral. Acolhe crianças com idades compreendidas entre os 3 anos e a idade de ingresso no 1º ciclo do Ensino Básico, sendo a constituição dos grupos feita considerando a heterogeneidade (3, 4 e 5 anos).

As etapas de desenvolvimento e de crescimento das crianças estão apoiadas num referencial educativo. Consulte o nosso GUIÃO PEDAGÓGICO .

Informações úteis

O período de inscrições decorre habitualmente de 1 a 15 de abril, no entanto aceitam-se inscrições durante todo o ano.

O período de inscrições habitualmente decorre de 1 a 15 de abril, no entanto aceitam-se inscrições durante todo o ano. Os interessados devem dirigir-se aos equipamentos sociais e preencher a ficha de candidatura. As instalações poderão ser visitadas mediante marcação prévia ou aquando da deslocação ao equipamento, se não interferir com o normal decurso das atividades e rotinas da crianças.

Os Jardim de Infância funcionam de segunda a sexta-feira. Encerram aos fins de semana, feriados, terça-feira de Carnaval, véspera de Natal e Ano Novo e na última quinzena de agosto.

Serviços Disponibilizados

O Jardim de Infância proporciona atividades pedagógicas curriculares e disponibiliza apoios educativo-pedagógicos diferenciados.  As atividades são pensadas e preparadas de acordo com um Plano Anual de Atividades ajustado aos grupos e caraterísticas das crianças, que inclui  também formação/ informação para pais. Nos vários equipamentos sociais é também assegurada a Componente de Apoio à Família. Em todos os equipamentos existe um sistema de controlo de entrada e saídas.

O Jardim de Infância poderá ainda proporcionar atividades extracurriculares, com caráter facultativo, como por exemplo: Dança Rítmica, Inglês, Judo, Natação, Karaté, entre outras.

Os Jardins de Infância da Cáritas de Coimbra têm protocolos com entidades públicas e também com algumas entidades privadas: Ministério da Educação; Colégio Imaculada da Conceição (CAIC);  Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC); Escola Secundária Jaime Cortesão; Legião da Boa Vontade; Ticket Serviços (Infância).

Equipamentos