Acolhimento Temporário

Acolhimento temporário
ACOLHEMOS VIDAS, CONSTRUÍMOS HISTÓRIAS

O Centro de Acolhimento Temporário (CAT), enquadrado no âmbito dos LIJ,  funciona no Centro Comunitário Nossa Senhora dos Milagres (Cernache). Acolhe até 20 crianças, de ambos os sexos, dos 0 aos 6 anos (podendo o limite máximo ser alargado até aos 7 anos, no caso de irmãos). Estas crianças em risco são recebidas, temporariamente, no período em que se processa o estudo e diagnóstico das suas situações, em ordem a que se dê a cada uma delas um encaminhamento específico.

Por vezes, a necessidade de afastamento da criança do seu meio familiar apresenta-se como a única perspetiva de proteção dos seus direitos e necessidades.

O trabalho desenvolvido neste Centro envolve múltiplas frentes: proporcionar à criança bem-estar físico, saúde, equilíbrio psico-afetivo, socialização, escolaridade (recorrendo sempre que necessário às estruturas educativas e lúdicas existentes no meio envolvente); o trabalho com as famílias; o trabalho com as estruturas de serviço social, justiça, administração local, e as redes informais de vizinhança da família. Tudo isto visa garantir “a melhor solução” para cada caso concreto com a intenção que ocorra uma reintegração bem sucedida na família e comunidade.

Este centro tem o apoio da Segurança Social.

Equipamentos