Comunidade Inserção

RENASCER

A Comunidade de Inserção “Renascer” abriu no dia 3 de Dezembro 2007, em Coimbra.

É um equipamento social, da responsabilidade da Cáritas Diocesana de Coimbra,  em regime residencial, com lugar para 30 mulheres, entre os 16 e os 45, com ou sem filhos, em situação de vulnerabilidade social. Visa além da satisfação de necessidades básicas das utentes, a promoção de condições para um processo de desenvolvimento a nível pessoal, social e familiar, num espaço de verdadeiro suporte afetivo, oferecendo apoio social e psicológico, promoção da saúde, desenvolvimento de competências parentais, domésticas e familiares e inserção social e profissional.

Neste equipamento social, a admissão enquadra mulheres e/ou agregados monoparentais, com origem nas mais diversas problemáticas, desde ex-reclusas, ex-prostitutas, vítimas de tráfico para fins de exploração sexual, vítimas de violência doméstica, entre outras.

Outra importante vertente do trabalho nesta Comunidade de Inserção é dirigida aos filhos que residem aqui com as mães. Para além do trato direto com as crianças, existe ainda a mediação de visitas dos progenitores (em situações de separação dos cônjuges, com ou sem regulação do exercício de poder paternal), as reuniões de mediação familiar, o contato com o ambiente institucional e social de origem.

Equipamentos