Equipa de Intervenção Direta

INTERVIR, REDUZIR E PROMOVER

A Equipa de Intervenção Direta é uma equipa que funciona no Bairro da Rosa, nas instalações do Centro Comunitário S. José, que trabalha com indivíduos toxicodependentes e famílias.  Esta Equipa visa intervir socialmente, em matéria de prevenção e redução do consumo de droga, no sentido da promoção do respeito, tolerância e autonomia, facilitadores do desenvolvimento comunitário e dos seus membros, bem como da mobilização dos recursos individuais em função do grupo (comunidade).

Da constatação de que as instituições já existentes na cidade não estavam a dar respostas adequadas aos consumidores não abrangidos pelos serviços tradicionais e de que uma intervenção direta pode chegar às populações mais “escondidas” surgiu a necessidade de constituir uma equipa que atuasse diretamente na área da toxicodependência, dando enfoque às zonas do Bairro do  Ingote e Bairro da Rosa.

Neste sentido, a Cáritas Diocesana de Coimbra celebrou um Acordo de Cooperação Atípico com o Centro Distrital de Segurança Social de Coimbra em novembro de 2000, relativo à constituição de uma Equipa de Intervenção Direta. Desde então tem vindo a desenvolver um trabalho na área da toxicodependência nos bairros da Rosa e Ingote, sendo que só em 2005 a equipa consegue uma sede localizada no bairro da Rosa, estando anteriormente sedeada nas instalações do Centro de Dia Sol Nascente.

O principal objetivo desta reposta social da Cáritas de Coimbra é o alcande de um nível elevado de proteção de saúde, de bem-estar social e de coesão social, complementando a ação de diversas instituições em matéria de prevenção e redução do consumo de droga, da dependência e das consequências nefastas da droga em termos sociais e de saúde.

Equipamentos