Cuidados Continuados

Cuidados continuados
Cuidamos de si… quando + precisa!

As Unidades de Longa Duração e Manutenção (ULDM), integradas na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), são unidades de internamento que prestam cuidados na convalescença, recuperação e reintegração de doentes crónicos e pessoas em situação de dependência. Estas intervenções integradas de saúde e apoio social têm como objetivo a recuperação global do indivíduo, promovendo a autonomia e melhorando a funcionalidade da pessoa dependente, através da sua reabilitação, readaptação e reinserção familiar e social, com vista a melhora da sua qualidade de vida.

A Cáritas de Coimbra tem 2 ULDM: uma integrada no Centro Rainha Santa Isabel (zona do Areeiro) com 37 camas; a outra no Centro Farol (zona do Tovim), com 14 camas, ambas situadas em Coimbra.

As ULDM destinam-se a pessoas com internamento superior a 90 dias seguidos, com doenças ou processos crónicos, com diferentes níveis de dependência e graus de complexidade, que não reúnam condições para serem cuidadas em casa ou na instituição ou estabelecimento onde residem. Pode ainda ter internamentos com menos de 90 dias (até um máximo 90 dias/ ano) pelo motivo da necessidade de descanso do principal cuidador.

O encaminhamento para a RNCCI é sempre efetuado pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS) – hospital ou centro de saúde – não podendo as admissões ser solicitadas diretamente junto da Cáritas.

Nas ULDM são prestados os seguintes serviços:

• Atividades de manutenção e de estimulação;
  •  Cuidados de enfermagem permanentes;
  • Cuidados médicos regulares;
  • Prescrição e administração de medicamentos;
  • Apoio psicossocial;
  • Controlo fisiátrico periódico;
  • Cuidados de fisioterapia e de terapia ocupacional;
  • Atividades de animação sociocultural;
  • Cuidados de higiene, conforto e alimentação;
  • Reabilitação funcional de manutenção.

Para mais informações consultar sítio do SNS.

Equipamentos