VIH / Sida

DÁ + VIDA AOS TEUS DIAS

Na Europa Ocidental, Portugal apresenta as mais elevadas taxas de prevalência da infeção por VIH, apresentando-se em 3º lugar, quer em termos de prevalência da infeção por VIH, quer em termos de novos diagnósticos por ano, em toda a região da União Europeia. Estes dados são alarmantes e é possível realizar trabalho no sentido de minimizá-los.

A Cáritas Diocesana de Coimbra dispõe de uma resposta para indivíduos seropositivos em situação de vulnerabilidade social.

O Centro de Atendimento e Acompanhamento Psicossocial viHda + é um equipamento que promove a melhoria da qualidade de vida dos seus utentes, reforçando a sua autoestima e a capacidade de autonomização, concorrendo para promover a mudança de estilos de vida.

Neste serviço é prestado apoio psicossocial garantindo a satisfação das necessidades básicas, sendo também assegurada a prestação de outros cuidados básicos de saúde. Pretende-se que seja um espaço protegido para que cada indivíduo possa investir num projeto de vida autónomo, desenvolvendo atividades lúdico-ocupacionais, motivacionais e terapêuticas, adaptadas à especificidade de cada um. A equipa técnica faz o encaminhamento e facilita o acesso a outros serviços da comunidade (sociais, de saúde e jurídicos) de que os utentes possam necessitar.

Esta resposta social é apoiada pela Segurança Social.

 Equipamentos