Estruturas Residenciais

CUIDAR VIDAS COM AFETOS…

A Cáritas Diocesana de Coimbra apoia várias centenas de idosos em 5 Estruturas Residenciais Para Idosos (ERPI), que servem diversos concelhos da Diocese de Coimbra.

A ERPI é uma resposta social destinada a alojamento coletivo, num contexto de “residência assistida”, para pessoas com idade correspondente à idade estabelecida para a reforma. Responde ainda a outras em situação de maior risco de perda de independência e/ou de autonomia que, por opção própria, ou por inexistência de retaguarda social, sem dependências causadas por estado agravado de saúde do qual decorra a necessidade de cuidados médicos e paramédicos continuados ou intensivos, pretendem integração em estrutura residencial, podendo aceder a serviços de apoio biopsicossocial. Os serviços estão orientados para a promoção da qualidade de vida e para a condução de um envelhecimento sadio, autónomo, ativo e plenamente integrado.

Ajustado ao contexto de cada comunidade é possível oferecer um conjunto de serviços diversificados aos utentes, nomeadamente alojamento, alimentação, cuidados de saúde, acompanhamento a serviços externos, etc.,  promovendo também a socialização com outros utentes, colaboradores, voluntários e pessoas da comunidade.

As inscrições para esta resposta social são efetuadas diretamente nas ERPI da Cáritas de Coimbra.

A Cáritas de Coimbra tem Estruturas Residenciais para Idosos a funcionar nas localidades de  Coimbra, Buarcos, Cadafaz e Pombeiro da Beira.

Equipamentos