UMA ESTRUTURA DA DIOCESE DE COIMBRA PARA A SUA ACÇÃO SOCIAL

A acção da Cáritas de Coimbra abrange 26 concelhos (distritos de: Coimbra – 17; Leiria – 6; Santarém – 1; Aveiro – 1; Viseu – 1), num total de 266 paróquias.

sede

A Cáritas Diocesana de Coimbra é uma organização da Diocese de Coimbra, com erecção canónica pelo Ordinário Diocesano, com o objectivo de dinamizar a ação social da Igreja neste espaço geográfico.

Para a consecução deste objectivo, a Cáritas de Coimbra privilegia os seguintes princípios de ação:
* a assistência (certamente vinculativa, para uma instituição como a Cáritas),
* a promoção, com particular incidência na acção sociocultural,
* o desenvolvimento, com particular incidência na acção socioeconomica,
* a humanização, com particular incidência nos “direitos, liberdades e garantias”, da pessoa e da comunidade,
* e a transformação de estruturas, seja pela denúncia de situações incorrectas, seja pela participação activa nas organizações e redes de acção internacionais, nacionais, regionais e locais.

No que respeita às actividades concretas, destacamos cinco polos aglutinadores:

1. definição de objectivos globais para a acção social da Igreja

2. sensibilização das comunidades/freguesias para que assumam as suas responsabilidades próprias na resposta aos problemas sociais que enfrentam, com um forte empenhamento na criação de grupos de voluntários para a acção social directa, potenciando o aproveitamento de recursos humanos e materiais endógenos.

3. formação e capacitação técnica para a acção, seja de voluntários, seja de profissionais.

4. colaboração com pessoas, grupos e instituições (autarquias, organismos oficiais, Associações, IPSS, PDIAS…)

5. resposta específica aos problemas que, por sua natureza, ultrapassam o âmbito das comunidades locais ou que, por qualquer razão, escapam às disponibilidades e capacidades das próprias comunidades em cada momento. Esta resposta consubstancia-se essencialmente em Equipamentos de Acção Social.