Servir a Deus no homem

Saudação do Pe Luís Costa, Presidente Adjunto da Cáritas Diocesana de Coimbra

Alegro-me por receber em missão o cuidado da assistência ao homem que peregrina neste mundo e que anseia por uma mão que o eleve e outra que lhe aponte o caminho de um novo horizonte.

Alegro-me por todos os que me são confiados e a quem me confio, para um projecto comum, sempre mais longe e mais alto, porque quer ser projecto de Deus e para Deus.

Alegro-me por esta Diocese de Coimbra e pelo seu contributo à humanidade, principalmente através dos serviços e estruturas que servem, cuidam e dignificam os mais desamparados e desprotegidos. A alegria estende-se a partir da Cáritas a todas as Instituições, organismos e iniciativas que, por toda a Diocese, se empenham em dar a esta sociedade um rosto mais humano e mais fraterno.

Um pensamento muito especial para as terras da Beira, que me ajudaram a crescer e me ensinaram a linguagem do serviço e do amor ao homem deste mundo. Agora compreendo melhor que é pelo homem e para o homem que vale a pena viver e trabalhar, para a glória de Deus.

Confio a Maria, nossa Mãe e Senhora, esta nova etapa da minha vida e da vida desta Instituição, todos aqueles que nela são servidos ou colaboram, dispondo o coração a ser instrumento da vontade de Deus.

Que Deus nos ajude.

Em espírito de fraterna amizade e comunhão em Cristo saúdo todas as Cáritas diocesanas e a Cáritas Portuguesa, manifestando a minha inteira disponibilidade para o serviço.

Pe. Luís Costa