Trilhos com Sentido

“TRILHOS COM SENTIDO”… UMA OPORTUNIDADE DE EDUCAÇÃO

No contexto atual das famílias, das escolas e da sociedade, as atividades “Trilhos com Sentido” tornam-se uma oportunidade de ocupação criativa e de formação para as crianças adolescentes e jovens.

Verifica-se cada vez mais o interesse e a necessidade das famílias em promover a ocupação dos filhos durante os períodos de férias escolares, em ambientes acolhedores, protegidos, mas que permitam simultaneamente o contacto com a natureza, com pessoas e comunidades diferentes, e vivências  enriquecedoras.

A escola é cada vez mais um espaço formal de aprendizagens centradas na aquisição de conhecimentos e redutora na facilitação de experiências gratificantes ao nível do desenvolvimento pessoal e social, não permitindo a facilitação de experiências ao nível do saber “SER” e do saber “ESTAR” quer na relação consigo mesmo, quer com os outros, quer ainda com a realidade que envolve os adolescentes e jovens.

“Trilhos com Sentido” são, pois, uma oportunidade para adolescentes e jovens poderem experimentar as suas capacidades, as suas qualidades, o seu potencial humano, mas também o espaço para poderem reconhecer e tentar ultrapassar os seus medos,  frustrações, angústias e dúvidas, com outros indivíduos orientados e monitorizados por uma equipa de adultos e programas de ocupação específicos para os grupos de diferentes faixas etárias. Existe também uma interação com a Equipa de Prevenção e Educação da Cáritas de Coimbra.