Idália Moniz visitou Lar de Semide

No âmbito do Plano DOM, numa reunião de trabalho com a Direcção da Cáritas Diocesana e responsáveis do Lar de Jovens, em Semide, Idália Moniz, Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, visitou no dia 16 de Abril este Lar da Cáritas de Coimbra.

visita de Idália Moniz ao Lar de Jovens de Semide

Visita da Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação ao Lar de Jovens de Santa Maria de Semide

No dia 16 de Abril de 2009, o Presidente da Direcção da Cáritas Diocesana de Coimbra e a Equipa Técnica do Lar de Jovens de Santa Maria de Semide receberam a Sr.ª Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação Idália Moniz, que acompanhada pela Dr.ª Cristina Fangueiro (Directora do Departamento de Desenvolvimento Social do ISS,IP), pelo Dr. Mário Ruivo (Director do Centro Distrital de Coimbra), pela Dr.ª Inês Moura (Directora da Unidade de Desenvolvimento Social do CD de Coimbra), pela Dr.ª Ana Maria Amaral (Chefe do Sector da Qualificação da Intervenção e das Respostas de Acolhimento das Crianças e Jovens em Perigo) e pela Dr.ª Cláudia Pinto (Técnica Responsável pelo acompanhamento do Plano DOM neste Lar), se deslocou a esta valência da Cáritas Diocesana de Coimbra, para realizar uma reunião de trabalho no âmbito do Plano DOM (Desafios, Oportunidades e Mudanças).

O Lar de Jovens de Santa Maria de Semide entrou, em Outubro de 2008, na 2.ª Fase de Alargamento do Plano DOM que, através da contratação de mais cinco elementos para a Equipa Técnica (1 Psicólogo, 1 Técnico Superior de Serviço Social e 3 Educadores Sociais) pretende promover o fortalecimento técnico, organizativo e funcional do Lar, com vista à implementação de medidas que qualifiquem a intervenção junto das nossas crianças / jovens.

Nesta reunião de trabalho, foram apresentados pelo Lar os quatro grandes projectos já implementados no âmbito do Plano DOM (Programa de Terapia Multifamiliar / Programa GPS – Gerar Percursos Sociais / Programa de Educação Social / Apartamento de Semi-Autonomia) e os constrangimentos do actual modelo de funcionamento, tendo o Sr. Padre Luís Costa reforçado, junto da SEAR Idália Moniz, o grande investimento que a instituição tem feito nesta área e as expectativas e motivação que a Direcção e Equipa Técnica tem demonstrado no sentido da especialização da resposta do Lar conforme o preconizado pelo Plano DOM.

A reunião prosseguiu com uma visita guiada pelas instalações do Lar, durante a qual se foi explicando o modelo de funcionamento da instituição, tendo terminado com um pequeno lanche-convívio com as crianças e jovens do Lar.

Ricardo Sousa