Consciência cívica e cidadania

LIMPAR PORTUGAL

Mais do que mais uma simples limpeza às matas nacionais da nossa região, mais do que uma actividade organizada para alguns, mais do que educação para a cidadania, trata-se de um projecto que pretende despertar a consciência colectiva do país. Despertar a consciência de que as matas são de todos e para todos e por isso as devemos preservar. Esta ideia surgiu o ano passado na Eslovénia, e foi trazida para Portugal por um grupo de amigos que resolveu dar – lhe forma no nosso pais.
Foi este o mote que levou a que a equipa da Caritas Diocesana de Coimbra -“IN”-Realidades, a participar na actividade “Limpar Portugal”, no passado dia 20/03/10.
Tendo havido por parte dos técnicos que integram este projecto, um trabalho de promoção e consciencialização entre os utentes para esta actividade.
Foram sinalizados dois locais na zona dos Bairros da Rosa e Ingote, locais que não foram escolhidos ao acaso, pois é precisamente nestes bairros que a equipa realiza o seu trabalho no âmbito da redução de riscos e minimização de danos.
Com a colaboração de alguns utentes (12 no total), a equipa retirou das zonas sinalizadas duas carrinhas de lixo, que foram transportadas para o ecoponto criado para este efeito, pela Junta de Freguesia de Eiras.
Porquê abdicar de um sábado de Março para ir limpar o lixo que outros colocaram nas matas? Porque não deixar as autoridades tratarem disso? Conseguimos num só dia tirar das duas zonas sinalizadas aquilo que durante anos alguns andaram a depositar. Esperamos que a nossa acção demova os “criminosos” de depositarem lixo nas matas, que informem o público sobre as estruturas responsáveis pela recolha dos vários lixos, que se denunciem mais as lixeiras ilegais e por último, que a comunidade local perceba o quanto importante é o ambiente e deixe de sujar as matas naqueles bairros.
Annie