Apartamento de Reinserção
APARTAMENTO DE REINSERÇÃO SOCIAL S. MIGUEL
Visa proporcionar um ambiente de estabilidade e conforto, mediante a prestação de apoio técnico, que favoreça aos seus residentes as condições e meios necessários à concretização dos seus projetos de vida e consequente autonomização.
RESENHA HISTÓRICA
Esta unidade residencial temporária foi criada em 1992 pela Caritas Diocesana de Coimbra, em parceria com o Centro Distrital de Segurança Social de Coimbra, com o objetivo geral de apoiar indivíduos toxicodependentes na prossecução dos seus projetos de reintegração social e profissional, após conclusão de tratamento prolongado ou em ambulatório.
O atual espaço onde o equipamento está sedeado é propriedade da Instituição, tem capacidade para 9 residentes de ambos os sexos, sendo 8 camas cofinanciadas pelo Centro Distrital de Segurança Social.
OBJETIVOS DO EQUIPAMENTO
Objetivo Geral
A intervenção no Apartamento visa não só consolidar as competências pessoais e sociais dos indivíduos previamente adquiridas durante o processo de tratamento, mas também, proporcionar um ambiente de estabilidade e conforto que favoreça aos seus residentes as condições e meios necessários à concretização dos seus projetos de vida e consequente autonomização.
Objetivos Específicos
Melhorar a qualidade de vida dos indivíduos;
Promover a valorização dos cuidados de saúde e favorecer a aproximação aos serviços de saúde;
Proporcionar um espaço protegido, que permita a disponibilidade para investir num projeto de vida autónomo;
Envolver a comunidade criando redes de apoio com serviços públicos e privados;
Apoiar na resolução de questões jurídicas;
Desenvolver competências pessoais e sociais necessárias para a concretização de projetos de vida exequíveis e adaptados à especificidade de cada indivíduo;
Promover a reinserção sócio-profissional.
SERVIÇOS
– Satisfação das necessidades básicas;
– Apoio na área da saúde;
– Acolhimento/ Atendimento/ Acompanhamento psicossocial;
– Apoio jurídico;
– Prática de educação não formal;
– Auxílio à inserção na vida ativa.
Deixe uma resposta
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.