Fórum “Caritas de Portas Abertas”

Fórum “Cáritas de Portas Abertas” debate voluntariado de proximidade e sua integração institucional

No enquadramento do Conselho Geral da Cáritas, que se vai realizar de 8 a 10 de Abril, em Quiaios, Figueira da Foz, a Cáritas Diocesana de Coimbra convida todos os interessados a participarem no Fórum – Cáritas de portas abertas – no Auditório Municipal da Figueira da Foz (junto ao CAE – parque das Abadias), no dia 10 de Abril (Domingo), às 9.00h, seguindo-se a Eucaristia, às 11.00h, na Igreja de S. Julião.

O Fórum pretende tratar o tema do voluntariado sob dois pontos de vista: o voluntariado de proximidade e a sua integração institucional. Para atingir este objectivo, a organização conta com os testemunhos do Eng. Henrique Sim-Sim, da Fundação Eugénio de Almeida de Évora, e da Dr.ª Susana Queiroga, da Fundação Instituto S. João de Deus, duas instituições onde o voluntariado é reconhecidamente concretizado de forma feliz e proveitosa. A Cáritas Diocesana de Coimbra manifesta a sua convicção de que todos – e particularmente as diversas organizações do sector social, como as IPSS e as Misericórdias – em muito poderão sair enriquecidos deste encontro-debate.

O Conselho Geral da Cáritas, que reúne este ano pela primeira vez na Diocese de Coimbra, congrega aproximadamente 80 pessoas responsáveis pelas 20 Cáritas diocesanas, Cáritas Portuguesa e Comissão Episcopal de Pastoral Social, sendo o órgão que define as grandes orientações da intervenção da Cáritas em Portugal. A realização de um fórum como este, por ocasião de um Conselho Geral, é também um modo de a Cáritas “abrir as suas portas” à comunidade, em atitude de escuta dos anseios dos homens e mulheres do nosso tempo, de partilha de experiências e inquietações, de aprendizagem de boas práticas e também uma oportunidade para avivar o perene desafio distintivo desta instituição na nossa sociedade: que toda a prática económica, social e política, mesmo num tempo de crise como este, coloque sempre o pobre e o bem comum em primeiro lugar.