Intervenção Direta
EQUIPA DE INTERVENÇÃO DIRETA
Esta Equipa visa intervir socialmente, em matéria de prevenção e redução do consumo de droga, no sentido da promoção do respeito, tolerância e autonomia, facilitadores do desenvolvimento comunitário e dos seus membros, bem como da mobilização dos recursos individuais em função do grupo (comunidade).
RESENHA HISTÓRICA
Da constatação de que as instituições já existentes na cidade não estavam a dar respostas adequadas aos consumidores não abrangidos pelos serviços tradicionais e de que uma intervenção direta pode chegar às populações mais “escondidas” surgiu a necessidade de constituir uma equipa que atuasse diretamente na área da toxicodependência, dando enfoque às zonas do Bairro do Ingote e Bairro da Rosa.
Neste sentido, a Cáritas Diocesana de Coimbra celebrou um Acordo de Cooperação Atípico com o Centro Distrital de Segurança Social de Coimbra em novembro de 2000, relativo à constituição de uma Equipa de Intervenção Direta.
Desde o ano 2000 a desenvolver um trabalho na área da toxicodependência nos bairros da Rosa e Ingote, só em 2005 a equipa consegue uma sede localizada no bairro da Rosa, estando anteriormente sedeada nas instalações do Centro de Dia Sol Nascente. A equipa técnica da EID é constituída por uma assistente social (coordenadora), um psicólogo e uma animadora.
OBJETIVOS DO EQUIPAMENTO
Objetivo Geral
Alcançar um nível elevado de proteção de saúde, de bem-estar social e de coesão social complementando a ação de diversas instituições/serviços em matéria de prevenção e redução do consumo de droga, da dependência e das consequências nefastas da droga em termos sociais e de saúde.
Objetivos Específicos
• Estabelecer relações de confiança com a população alvo e com a população em geral, alicerçada no princípio “diálogo – escuta”
• Encaminhar os utentes para equipamentos de apoio médico e sócio – sanitários adequados à situação
• Dotar os bairros de um espaço informativo (Centro Informativo de Recursos) aberto ao público sobre diversas temáticas, nomeadamente nas áreas da saúde, direitos e deveres de cidadania, normas de convivência social, etc.
• Rentabilizar recursos e equipamentos, através da conjugação de esforços das diferentes parcerias existentes no local
• Despistar situações de risco, articulando com outros serviços e instituições.
• Sensibilizar a população toxicodependente e a população em geral para a problemática da toxicodependência e prevenção das doenças contagiosas.
• Sensibilizar os toxicodependentes para a mudança de comportamentos de risco e, quando possível e exequível, para o abandono dos consumos.
• Envolver a comunidade no processo de inserção e promoção social da população toxicodependente e das suas famílias.
• Trabalhar a rede de apoio – familiar e outras – dos toxicodependentes, procurando o envolvimento no processo de tratamento.
• Apoiar os jovens na realização de atividades lúdicas, formativas e desportivas.
• Promover o desenvolvimento de iniciativas de acordo com as necessidades e desejos da população.
SERVIÇOS
a) Contactos Informais
b) Apoio psicossocial a utentes, famílias e outros
c) Visitas domiciliárias
d) Articulação e encaminhamento para diferentes estruturas de acordo com a problemática apresentada
e) Apoio a diferentes valências dos equipamentos sociais existentes nos bairros, nomeadamente pelo acompanhamento presencial de diligências.
f) Estímulo ao desenvolvimento de projetos de vida alternativos que motivem a inserção social
g) Visitas hospitalares e a estabelecimentos prisionais
h) Consultas de Psicologia
i) Consultas de Psiquiatria
j) Administração de medicação prescrita
k) Ações de promoção na área da saúde
l) Estímulo à realização de atividades sócio-culturais criadas e desenvolvidas pela população
m) Organização/Elaboração da agenda de atividades sócio-culturais
n) Prestação de primeiros socorros / apoio ao polidesportivo do Bairro da Rosa
o) Concretização de parcerias informais/formais com instituições externas ao bairro, que possibilitem a persecução dos objetivos/atividades da Equipa.
p) Centro Informativo de Recursos.
Deixe uma resposta
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.