Coimbra Unida Contra a Pobreza

No ano 2000 foi assinada por 189 países, incluindo Portugal, a Declaração do Milénio das Nações Unidas que visa, até 2015, atingir os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) e que são os seguintes:

1-Erradicar a pobreza extrema e a fome

2 – Promover a educação primária universal

3 – Promover a igualdade de género

4 – Reduzir a mortalidade infantil

5 – Reduzir a mortalidade materna

6 – Combater o HIV/SIDA, Malária e Tuberculose e outras doenças graves

7 – Garantir a sustentabilidade ambiental

8 – Promover uma parceria global para o desenvolvimento

A Caritas de Coimbra faz parte das 40 instituições da sociedade civil que integram a plataforma (ODM), na cidade de Coimbra.

Ao longo do ano, vão decorrendo inúmeras iniciativas que visam alertar e mobilizar a sociedade para a concretização dos ODM. Neste contexto, realizou-se no passado dia 8 de Outubro, na Praça do Comércio, uma feira solidária que teve como objectivo dar a conhecer o trabalho das Instituições sem fins lucrativos que trabalham na luta contra a pobreza em Coimbra. Estiveram presentes 34 instituições, tendo a Caritas de Coimbra sido representada pelo Centro Comunitário de Inserção (R.Dtª), Centro Comunitário S. José (B.Rosa), Centro de Dia Sol Nascente e Comunidade Encontro. A iniciativa decorreu das 10h às 17h e contou com a presença de inúmeros visitantes.