Encontro Nascer de Novo alerta para o reforço da intervenção ao nível da violência no feminino
A Cáritas Diocesana de Coimbra realizou ontem o Encontro Nascer de Novo, por ocasião do V aniversário da Comunidade de Inserção (CI) Renascer, no Recordatório Rainha Santa Isabel/São Rosas Bar.
Com a presença de um painel alargado de especialistas nas áreas da violência no feminino, parentalidade e proteção aos menores – Prof. Doutor Braz Saraiva, Prof. Doutora Filomena Gaspar, Dr. João Redondo, Dr.a Generosa Morais, Dr.a Ana Costa e Dr.a Rosário Ataíde – e cerca de 50 participantes, a tarde decorreu num clima de conversa próxima e informal, avaliando o trabalho desenvolvido e as perspetivas de futuro.
Na sessão de abertura o Pe. Luís Costa, Presidente da Direção da Cáritas de Coimbra, elogiou a intervenção da equipa técnica da CI Renascer nos últimos 5 anos, realçando que o seu trabalho é descrito por ser realizado COM PAIXÃO, levando para casa as dores e dificuldades das utentes e crianças, perseverando para encontrar formas sempre novas de as apoiar e reinserir.
Elogios também estendidos a toda a rede de instituições que trabalha nesta área – Segurança Social, Unidade de Violência Familiar do CHUC, Câmara Municipal de Coimbra, Faculdade de Psicologia – e a muitos outros serviços com quem diariamente a Renascer articula.
A sessão iniciou-se com uma apresentação do trabalho realizado pela CI Renascer desde a sua abertura, apresentado pela Diretora Técnica da CI, Dr.a Arménia Boleto e seguiu para as comunicações dos participantes em mesa redonda. Pelas 17h foi apresentada uma peça de teatro concebida e interpretada por utentes da equipa e por João Viegas, responsável pela dinamização de vários grupos de teatro em equipamentos do setor da inclusão social da Cáritas de Coimbra.
Seguiu-se a palestra do Prof. Brás Saraiva, com diversos alertas para o efeito da atual conjuntura económica e social na saúde mental dos portugueses, potenciando o aumento das taxas de suicídio. De todos os intervenientes ficou a ideia vincada de que muito se faz mas muito mais haverá a fazer para que a violência diminua, se melhorem as competências ao nível da parentalidade e se atribuam mais recursos à formação de técnicos nestas áreas – para continuar a fazer Nascer de Novo…
A Renascer é uma estrutura residencial que promove a integração de mulheres em situação de risco social agravado, criando condições para o seu desenvolvimento pessoal e efetiva inserção social, familiar e profissional. Procura ser um espaço protegido e contentor de afetos, permitindo à mulher acolhida e seus filhos investir num projeto de vida autónomo.
Deixe uma resposta
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.