Nova Unidade Residencial para idosos em Góis
No sábado, dia 9 de junho de 2012, a Cáritas Diocesana de Coimbra apresentou à população do concelho de Góis a nova Unidade Residencial para Idosos do Cadafaz, situada em Cabreira, no concelho de Góis.
A nova Unidade Residencial, ainda em fase de acabamento, nasceu da conjugação de vontades da Cáritas, da população por intermédio da Comissão Pró-Lar e de parcerias com a autarquia e empresas da região, que assumiram o risco de dar forma a um sonho com cerca de duas décadas.
Trata-se de um equipamento social com capacidade para alojar 56 utentes, mas que assegurará também outras valências tais como centro de dia e apoio domiciliário. Destaca-se o traço arquitetónico moderno, acolhedor e funcional, bem como o enquadramento na paisagem e no aglomerado habitacional da responsabilidade da D-Solution. Em breve promoverá a criação de novos postos de trabalho numa região cuja população é maioritariamente idosa.
O investimento total rondará os dois milhões de euros, sendo que até à data a Comissão Pró-lar comparticipou com cerca de trezentos mil euros. Não tendo recebido até à data qualquer apoio direto do Estado, é de realçar o envolvimento da Autarquia que colaborou na movimentação de terras, no desaterro, arranjo de espaços exteriores e pavimentação dos acessos. O restante investimento está a ser suportado pela Cáritas.
O Pe. Luís Costa, Presidente da Direção da Cáritas Diocesana de Coimbra, além de anunciar a abertura das inscrições dos futuros utentes e de candidaturas para ocupação de postos de trabalho, salientou também a necessidade do envolvimento da população e outros agentes locais para a conclusão da obra, convidando-os a comparticipar individualmente e coletivamente no mobiliário, na decoração e no apetrechamento do lar, para que cada um possa sentir como sua aquela infraestrutura.
A festa contou com a presença de cerca de três centenas de pessoas, que aproveitaram par conhecer o edifício, confraternizar durante o almoço e a tarde preenchida com a participação do Rancho Folclórico do Colmeal e de um grupo de musical de estrangeiros que vivem naquelas paragens.
Deixe uma resposta
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.