Recolha de bens na loja Minipreço – Penela

cartaz campanha de recolha de alimentosA Cáritas Diocesana de Coimbra vai realizar no próximo sábado, 24 de Novembro, uma CAMPANHA DE RECOLHA DE BENS na Loja Minipreço de Penela.

Esta campanha está a ser dinamizada pelo Centro Atividades de Tempos Livres de Penela, com vista a beneficiar os utentes do CAS – Centro de Apoio Social da Cáritas de Coimbra.

A atual conjuntura económica e social de desemprego e endividamento tem gerado um aumento significativo do número de famílias em situação de fragilidade económica, fazendo aumentar exponencialmente os pedidos de ajuda. O CAS apoia essencialmente os “novos pobres” – indivíduos e agregados familiares que se encontram numa situação inesperada de carência económica e que não dispõem de recursos financeiros suficientes para fazer face às suas necessidades básicas. Essencialmente são os desempregados e as famílias endividadas quem mais recorre ao CAS, bem como reformados com rendimentos muito baixos, normalmente para fazerem face a despesas com habitação, créditos bancários e mesmo alimentação.

As várias respostas sociais da Cáritas Diocesana de Coimbra têm vindo a desenvolver formas de contribuir para que o Centro de Apoio Social possa desenvolver um melhor trabalho junto de toda a Diocese, nomeadamente através da organização de campanhas de recolha de bens.

Com o aumento galopante dos pedidos de apoio, que se têm multiplicado no último ano, o CAS precisa de reforçar a sua capacidade de resposta, nomeadamente ao nível das necessidades básicas. Com várias dezenas de agregados em lista de espera, necessita do contributo de todos para a recolha de bens alimentares e produtos de higiene que possa depois distribuir pelos seus utentes.