10 milhões 2013

10 MILHÕES DE ESTRELAS – um gesto pela Paz

A Cáritas Diocesana de Coimbra participa na campanha “10 Milhões de Estrelas – um Gesto pela Paz”, promovida pela Cáritas Portuguesa.

A Campanha tem um duplo objetivo: o de aproveitar o tempo oportuno do Natal para uma sensibilização generalizada para o valor cimeiro da paz e o da obtenção de receitas a canalizar para uma causa internacional, através da venda de uma vela, que também serve como símbolo físico da própria campanha, propondo-se que seja acesa às janelas das casas na Noite de Natal (24 de dezembro).

A causa internacional escolhida este ano pela Cáritas Portuguesa é um projeto de apoio a crianças refugiadas da guerra da Síria.

Em Portugal, por decisão da Cáritas Portuguesa e das Cáritas Diocesanas desde o lançamento da primeira campanha, em 2002, uma parte do dinheiro recolhido servirá também para a ação sociocaritativa local (âmbito diocesano e/ou paroquial).

A campanha é marcada todos os anos por diferentes iniciativas, quer a nível nacional, quer a nível diocesano, como manifestações públicas, espetáculos de rua ou publicações de textos e livros.

Na Diocese de Coimbra, e sem prejuízo das iniciativas das comunidades, a Cáritas tem optado por centrar a sua intervenção na venda das velas, estando já a distribuir as mesmas (47.500 unidades, na campanha do Natal de 2013) junto das paróquias, de algumas escolas e equipamentos.