300 colaboradores da Cáritas de Coimbra em Encontro de Natal

O CAS – Centro de Apoio Social – da Cáritas Diocesana de Coimbra encaminhou cerca de 150 pessoas para a ação Beiras Solidário. Esta iniciativa, da responsabilidade do Diário as Beiras, proporcionou a centenas de pessoas carenciadas um almoço natalício e a entrega de um cabaz de natal,…

300 colaboradores da Cáritas de Coimbra em Encontro de Natal

A Cáritas Diocesana de Coimbra realizou no passado dia 19 de dezembro a Festa de Natal dos seu Colaboradores.

Num encontro que reuniu perto de 300 colaboradores e utentes da Instituição, “Cuidar de Nós” foi o tema escolhido como reconhecimento do excelente trabalho que cada colaborador executa todos os dias, para chegar a quem precisa de nós e do nosso cuidado.

O encontro iniciou com a Eucarística celebrada pelo Presidente da Cáritas de Coimbra, pe. Luís Costa, sendo a ocasião para algumas iniciativas simbólicas como foi o caso da distribuição de um cartão a cada pessoa com uma palavra, sendo estas convidadas a refletir sobre o seu significado e a partilhar o mesmo na homilia.

No ofertório, cada equipamento entregou um bem alimentar como gesto solidário, representando um conjunto de bens que rechearam os Cabazes de Natal das famílias apoiadas pelo CAS.

O jantar foi antecedido das apresentações de três equipamentos da Cáritas de Coimbra e de um grupo de 15 jovens que se encontravam num acantonamento no Luso promovido pela Instituição.

Entre a partilha de momentos e histórias e o saborear do jantar, a música e animação foram as “convidadas” de honra deste encontro.
Durante a animação houve ainda lugar para o “Momento Cuidar de Nós”, resultado do desafio feito aos diversos equipamentos da Cáritas, para elaborar uma “obra de arte com sentido”, a partir de uma tela despida e ávida de criatividade.

Num ambiente familiar e de descontração, a noite terminou com música e dança, dando a oportunidade de muitos mostrarem os seus dotes vocais e de dançarinos.

Foi uma tarde/noite para celebrar cada dia do ano em que tratamos de nós e do outro; em que tomamos conta daqueles que connosco partilham as suas vidas; em que nos ocupamos das flores frágeis do jardim que é a vida de cada ser humano; em que nos responsabilizamos por dar sempre o melhor, com profissionalismo e carinho; em que prestamos atenção aos nossos entes queridos; em que imaginamos e antecipamos a necessidade de quem nos rodeia; em que julgamos o nosso Eu e refletimos sobre onde podemos ser melhor e qual o caminho para cuidar mais e melhor.

Cuidámos efetivamente da “Real Beleza” que Somos! Cuidámos da Família Cáritas! Cuidámos de Nós!

Vídeo “Cuidar de Nós”.

A Cáritas de Coimbra celebra o nascimento de Jesus, cuidando dos Seus maiores ativos: os Colaboradores.