Cáritas de Coimbra comemorou os Santos Populares
A Cáritas Diocesana de Coimbra comemorou no passado mês de junho os Santos Populares, promovendo diversas iniciativas nos seus Equipamentos.
No dia 14 de junho, mulheres e crianças da Comunidade de Inserção Renascer e alguns agregados autonomizados criaram um arraial popular numa tarde de sol, onde o cheiro e sabor da sardinha e dos pimentos assados fizeram parte da festa.
Mantendo a tradição neste equipamento, as crianças desfilaram numa marcha cheia de cor e harmonia, trazendo à Comunidade de Inserção momentos de alegria e entusiasmo.
No dia 21 de junho, o Centro Nossa Senhora da Boa Viagem, na Leirosa, promoveu o arraial de S. João, que conta já com a 3ª edição, numa iniciativa aberta a toda a comunidade.
A noite iniciou com a abertura das tasquinhas, com a tradicional sardinha assada, seguida de muita música e animação, levada a cabo pelo grupo de Fados Amador da Leirosa, grupo de Dança GPL e grupo de Baile ST.
Este arraial teve o apoio do grupo de pais da creche da Leirosa e de algum comércio local.
No dia 28 de junho foi a vez do Centro Social S. Pedro – Ingote comemorar esta época festiva com um grandioso arraial popular.
Inserida no primeiro dia das Festa do S. Pedro do Planalto, esta iniciativa contou também com a presença dos utentes do Centro Rainha Santa Isabel, Lar de Stº. António e do Centro Nossa Senhora dos Milagres-Cernache, equipamentos da Cáritas de Coimbra.
As comemorações iniciaram pela manhã com a eucaristia presidida pelo presidente da Cáritas de Coimbra, Pe. Luís Costa e pelo pároco da Capela do Ingote, Pe. Fernando.
Após o almoço, que reuniu cerca de 200 pessoas, foi momento para as marchas das colaboradoras do Centro Social S. Pedro e de todos os idosos.
Nesta festa estiveram presentes o representante da Segurança Socia, Dr. José Maria, e o Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Dr. João Paulo Barbosa de Melo.
As comemorações culminaram com a Festa de Final de ano da creche e com um lanche convívio para toda a comunidade.
A grande celebração dos Santos Populares ocorreu no dia 23 de junho, com a realização do Encontro da Família Cáritas, onde cerca de 400 participantes se vestiram a rigor para dar expressão às “Marchas Cáritas”, invadindo o Parque Verde do Mondego de cor e alegria.
Numa iniciativa desenvolvida em parceria com a Divisão de Juventude da Câmara Municipal de Coimbra e integrada na Rede Coimbra Ger(A)ções, pretendeu-se recuperar tradições e costumes dos santos populares, oferecendo à cidade de Coimbra uma tarde de cultura e cidadania, no dia em que também se celebrava a classificação da Universidade de Coimbra, Alta e Sofia, como Património Mundial da UNESCO.
As marchas percorreram o Parque Verde, seguiram pelas docas, tendo o seu ponto alto na passagem pela Ponte Pedro e Inês, vindo a terminar na Praça da Canção.
A alegria dos participantes contagiou o público que assistia ao desfile e muitos turistas que visitavam a cidade e que já soletravam a letra “aqui marchamos, neste dia, (…) todos cantamos, com alegria (…)”
A Cáritas fez “estremecer” a cidade com + amor + alegria + união + ação; A Cáritas provocou e despertou a cidade para uma sociedade unida onde todos devemos e temos de partilhar e trabalhar por um objetivo comum.
As fotos deste Encontro podem ser vistas no site da Cáritas de Coimbra ou através do link https://www.caritas.pt/site/coimbra/index.php?option=com_content&view=article&id=3975:encontro-familia-caritas-2013&catid=531:fotoshow&Itemid=64
A CÁRITAS DE COIMBRA aposta na tradição, inovação e diversidade como promoção de uma sociedade mais ativa, participativa e de costumes.
Deixe uma resposta
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.