Cáritas de Coimbra inicia projeto de promoção da leitura e da escrita
A Cáritas Diocesana de Coimbra lança este mês o projeto Quem Conta um Conto, programa de atividades diversas no âmbito da promoção da leitura e da escrita, na Creche N.ª Sr.ª da Boa Viagem, na Leirosa
Esta iniciativa visa contribuir para a promoção da leitura e da escrita, partindo das vantagens que estas competências oferecem, quer ao nível da criatividade e imaginação, quer ao nível do desenvolvimento socio emocional e cognitivo. Pretende-se que as crianças encontrem no livro uma fonte de motivação para saber mais e crescer melhor.
A Cáritas Diocesana de Coimbra promove este projeto na perspetiva de que o mesmo possa sensibilizar a comunidade para a importância da leitura e dos consequentes resultados que tal pode ter em termos de desenvolvimento pessoal e sucesso para as crianças e famílias envolvidas.
A Creche N.ª Sr.ª da Boa Viagem, na Leirosa, dá o pontapé de saída nesta ação, tendo já montada de uma pequena biblioteca, com muitos dos livros oferecidos pelos pais das crianças ou adquiridos como resultado de atividades solidárias desenvolvidas na comunidade.
No dia 22/03 vai ser iniciada a atividade “Livro de vai e vem”, com a construção de um álbum de leitura. Esta atividade prevê que cada livro levado pela criança para o fim de semana inspire a família a realizar um desenho sobre a história, num álbum de leitura individual, fomentando os hábitos de leitura de toda a família.
A Creche vai também assinalar o Dia Internacional do Livro Infantil (02/04), com a presença de um contador de histórias.
A Cáritas Diocesana de Coimbra tem como principal objetivo ter CRIANÇAS E FAMÍLIAS FELIZES desenvolvendo um projeto pedagógico integrado e integrador, assente em valores e princípios firmes, com perspetivas educativas diferenciadas que respeitem a individualidade e o ritmo de crescimento de cada criança, que valorize a ligação entre a instituição e a família através da cooperação quotidiana e da participação em atividades que envolvam os pais e a comunidade.
Deixe uma resposta
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.